Promotoria realiza audiência para discutir reparação de danos após acidente na BR 163 em Vera

Nesta quarta-feira (24), a Promotoria de Justiça de Vera, localizada a 458 km de Cuiabá, promove uma audiência crucial para debater as cláusulas necessárias à celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Este acordo visa à reparação integral dos danos patrimoniais e morais, ao pensionamento e ao pagamento de danos morais coletivos às vítimas e familiares do fatídico acidente ocorrido em maio de 2022, na BR 163. O acidente envolveu um ônibus da empresa Expresso Itamarati S/A.

A audiência será realizada por videoconferência, com início marcado para as 9h, seguindo o horário de Mato Grosso. Todos os envolvidos foram convocados, e o link para participação foi enviado por e-mail. O promotor de Justiça Daniel Luiz dos Santos enfatizou que este chamamento atende ao que estipula o artigo 94 do Código de Defesa do Consumidor.

“O objetivo deste procedimento é apurar as violações de direitos dos consumidores ocorridas entre os dias 16 e 17 de maio, no transporte rodoviário realizado pela empresa Expresso Itamarati, na cidade de Lucas do Rio Verde”, explicou Santos.

O inquérito civil em questão investiga denúncias que vão desde negligência no atendimento aos passageiros, como hospedagem, alimentação e reembarque em outro veículo, até questões como excesso de velocidade, negligência e imprudência do motorista contratado pela empresa. Também estão sendo avaliadas as condições de trabalho do motorista, incluindo carga horária exagerada e condições ruins de trabalho.

O processo também abrange a responsabilização civil pela morte de oito passageiros e lesões corporais em pelo menos 10 pessoas, além dos traumas psicológicos e transtornos causados aos demais passageiros.

Segundo a lista fornecida pela empresa ao Ministério Público, havia 27 passageiros, incluindo o motorista, no ônibus no dia do acidente. Oito passageiros perderam a vida e 11 ficaram feridos. O ônibus partiu de Cuiabá com destino a Sinop.

Veja também

Homem tem perna fraturada após colisão entre carro e moto no centro de Sorriso

Guarda Municipal detém jovem sem habilitação que fugiu de abordagem

Em evento nacional, MT apresenta programa de videomonitoramento que reduziu roubos de veículos em até 80%

Pesquisa identifica baixa prevalência do Vírus Linfotrópico T Humano em doadores de sangue

Seduc libera acesso do curso preparatório do Pré-Enem Digit@l MT para egressos da Rede Estadual

Caminhão da coleta de lixo pega fogo e motorista age rápido para evitar tragédia