Promotoria realiza audiência para discutir reparação de danos após acidente na BR 163 em Vera

Nesta quarta-feira (24), a Promotoria de Justiça de Vera, localizada a 458 km de Cuiabá, promove uma audiência crucial para debater as cláusulas necessárias à celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Este acordo visa à reparação integral dos danos patrimoniais e morais, ao pensionamento e ao pagamento de danos morais coletivos às vítimas e familiares do fatídico acidente ocorrido em maio de 2022, na BR 163. O acidente envolveu um ônibus da empresa Expresso Itamarati S/A.

A audiência será realizada por videoconferência, com início marcado para as 9h, seguindo o horário de Mato Grosso. Todos os envolvidos foram convocados, e o link para participação foi enviado por e-mail. O promotor de Justiça Daniel Luiz dos Santos enfatizou que este chamamento atende ao que estipula o artigo 94 do Código de Defesa do Consumidor.

“O objetivo deste procedimento é apurar as violações de direitos dos consumidores ocorridas entre os dias 16 e 17 de maio, no transporte rodoviário realizado pela empresa Expresso Itamarati, na cidade de Lucas do Rio Verde”, explicou Santos.

O inquérito civil em questão investiga denúncias que vão desde negligência no atendimento aos passageiros, como hospedagem, alimentação e reembarque em outro veículo, até questões como excesso de velocidade, negligência e imprudência do motorista contratado pela empresa. Também estão sendo avaliadas as condições de trabalho do motorista, incluindo carga horária exagerada e condições ruins de trabalho.

O processo também abrange a responsabilização civil pela morte de oito passageiros e lesões corporais em pelo menos 10 pessoas, além dos traumas psicológicos e transtornos causados aos demais passageiros.

Segundo a lista fornecida pela empresa ao Ministério Público, havia 27 passageiros, incluindo o motorista, no ônibus no dia do acidente. Oito passageiros perderam a vida e 11 ficaram feridos. O ônibus partiu de Cuiabá com destino a Sinop.

Veja também

Sorriso: duas pessoas ficam feriadas após tentativa de homicídio em bar no bairro Novos Campos

Na 242: jovem bate na lateral de uma carreta, duas pessoas incluindo uma mulher ficou gravemente ferida

Empresários de Sorriso se unem em ação para beneficiar as vítimas de enchentes no Estado do Rio Grande do Sul

Sorriso: Mulher gravida é atingida por carro em alta velocidade na rotatória da avenida Porto Alegre

Sorriso: suspeito é detido durante Operação Lei Seca por porte irregular de arma de fogo

Comandante da PM de Sorriso destaca reforço no efetivo e resultados operacionais em entrevista à Sorriso FM