“Abrimos as unidades em horários alternativos justamente para atender àquelas mulheres que trabalham durante o dia e não tem como procurar atendimento em horário comercial”, salienta.

Conforme a enfermeira, essa foi uma das ações da Secretaria de Saúde para comemorar o dia internacional da mulher, celebrado em 8 de março – além disso, a pasta ofertou uma série de formações; uma delas foi a palestra realizada no PSF Central no último sábado (12); outra é a capacitação direcionada ao público feminino da área administrativa da Secretaria agendada para amanhã (18). A proposta foi celebrar a data promovendo a saúde feminina e a mudança de hábitos para uma vida mais saudável.

A profissional acrescenta que essa é uma prática – cuidar da saúde da mulher; que deve ser mantida o ano todo. “Mulheres que não puderam ir nesses dois dias, podem procurar o PSF mais próximo da sua residência para agendar a realização do exame preventivo”, lembra Cátia.

O que é o preventivo?

O exame preventivo do câncer do colo do útero é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O exame é a principal estratégia para identificar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.

Quem deve e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. O exame deve ser feito anualmente.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao PSF na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Vale lembrar que tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.