Quadrilha suspeita de estelionatos que aterrorizava produtores na região é identificada e presa

Uma associação criminosa suspeita de falsificar documentos de posse de terras e aterrorizar trabalhadores foi identificada e presa. Uma das vítimas é do município de Cláudia e passou momentos de terror nas mãos dos bandidos.

Segundo informações apuradas e coletadas em documentos judiciais, o mandado de prisão convertido para preventiva é da comarca de Claudia/MT.
Foram presos na cidade União do Sul, Clodoaldo Pinheiros da Silva, Douglas Francisco Diogo, Werder Pedroso de Barros, Aristidis João Ferreira Neto, João Iris Gomes Sousa, Andrea Moraes Braga e Romário Rosa da Silva.

Segundo a Policia Militar, por volta das 18h do dia 04 de agosto, portando armas de fogo, a quadrilha adentrou na Fazenda “Jacinto Simões”, em União do Sul, e capturaram a vítima Iramízio Fonseca Paz. Em seguida, o amarraram com uma corda na traseira da camionete e o arrastaram, e ainda subtraíram a camionete Ford Ranger placas HRR 3563 e um trator CBT 2105.
Na sequência, levaram a vítima até a sede da fazenda “Viúva”, local em que lhe acarretaram intenso sofrimento físico e psicológico por meio de agressões e intimidações, a fim de que a vítima declarasse que as terras não pertenciam a seu patrão, Ricieri Thieme, vulgo Paraguai. As ações foram gravadas em vídeo-chamada realizada pelos conduzidos para o Sr. Ricieri, que foi ameaçado de morte diversas vezes.

A Polícia Militar foi acionada e em rondas na zona rural localizou os conduzidos em posse de diversas armas de fogo como: um revólver Taurus calibre .357, uma espingarda, calibre 12, uma pistola 9mm, rádio comunicador, cheques, placas balísticas, dinheiro e aparelhos de telefone celular.

A vítima relatou, ainda, que os conduzidos chegaram ao local em um veículo Toyota SW4 de cor preta, sendo 7 homens e 1 mulher, todos os homens armados, um amigo da voitima estava no local, porém conseguiu fugir para mata.

Toda a ação teria sido motivada pela disputa da posse/propriedade da área, reivindicada pelo advogado Pedro Pereira, que é advogado e seria o ordenador da invasão e líder dos conduzidos.
O objetivo das agressões e ameaças é, possivelmente, grilagem de terras de maneira fraudulenta e com emprego de violência.

De que forma agia a quadrilha
O modus operandi da organização criminosa consiste em adquirir títulos de propriedade rural que não possuem área física, e após localizarem fazendas de particulares que ainda não possuem georreferenciamento.
Ato continuo certificam o georreferenciamento do título fraudulento sobre a área de terceiros (proprietários ou possuidores legítimos) e imediatamente fazem boletim de ocorrência alegando suposta invasão que absurdamente alegam que é praticada pelos proprietários legítimos ou possuidores e posteriormente ingressam em juízo com ações possessórias ou reivindicatórias.
O próprio advogado é suspeito de ser o líder da quadrilha é quem peticiona e organiza a documentação fraudulenta com a participação de um engenheiro agrônomo e arrola como testemunhas os próprios membros da quadrilha, a exemplo de Jão Iris Gomes, vulgo “João Li”, seu braço direito, bem como Zilda de Lima Silva, conhecida por “viúva” de União do Sul que seria a encarregada de indicar as áreas rurais de terras a serem invadidas pelo bando.
Do mesmo modo ainda a quadrilha se utiliza de meios fraudulentos para construir narrativa fática de supostas posses de áreas rurais de terceiros, a exemplo de lavratura de escrituras públicas de cessão de direitos possessórios onde há transmissão de posse de entre membros da quadrilha, a exemplo de transmissão de posse em favor de um dos investigados ou por intermédios de empresas constituídas para a finalidade criminosa.
Logo após reunir a documentação fraudulenta, através de empresas abertas com a finalidade de praticar os crimes, transfere as propriedades e posse para as pessoas jurídicas de sua titularidade, para dar ar de legalidade e obter decisões judiciais liminares favoráveis em seu intento criminoso.
A quadrilha é suspeita de agir em todo o Estado de Mato Grosso, onde se podem constatar dos processos das Comarcas de NOVA UBIRATÂ, PORTO DOS GAUCHOS, JUARA, UNIÃO DO SUL, SANTO ANTONIO DO LEVERGER, PARANATINGA, SINOP e FELIZ NATAL.
As investigações ainda continuam para apurar crimes do mesmo mdo em outras regiçoes do estado.

galeria de imagens

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada