Quase 7 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada em Sorriso

Todo mundo já sabe que para garantir o máximo de proteção contra a covid-19 é necessário completar o esquema vacinal, isso é, tomar a segunda dose. Contudo, – e infelizmente, 6.901 sorrisenses não voltaram aos pontos de imunização para receber a segunda picadinha.

Conforme os dados da Secretaria de Saúde, há 3.411 pessoas com a segunda dose da Fiocruz/Astrazeneca atrasada; mais 1.074 não retornaram para completar o esquema vacinal da Pfizer e 2.416 mil sorrisenses não compareceram para receber a segunda dose do imunizante Butantan/Coronavac, totalizando os 6.901 moradores.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, destaca que quem vai ao posto de vacinação tomar a primeira dose já sabe quando precisa retornar. Tudo é anotado no cartão. “É necessário retornar para completar o esquema dentro do intervalo recomendado, só com essa ação – de procurar pela segunda vez a imunização, é que as vacinas irão atingir a efetividade necessária contra a covid-19 e, que, aos poucos poderemos voltar a um novo normal. Digo novo normal porque ressalto que o vírus não irá simplesmente desaparecer: ele continua ativo e com novas variantes e o cuidado preventivo sempre será necessário”, diz.

A segunda picada

Agora, se você integra essa população de quase 7 mil pessoas que não retornou, ainda dá tempo de procurar um posto de vacinação e aumentar sua imunidade. E você pode fazer isso ainda hoje, ou, no caso, agora. Nesta quinta-feira é só ir até o Centro de Eventos do Rota do Sol ou ao PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste e receber a segunda picada.

Já amanhã (29 de outubro) apenas a Upinha estará aberta pela manhã das 7h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 16h30 e irá aplicar tanto as segundas doses quanto as doses de reforço. Já no sábado, dia 30, estarão abertos a Upinha e o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) em frente à Escola Ivete, das 7h30 às 10h30.

Na segunda-feira (1º), véspera do Dia de Finados, a Upinha da Zona Leste e o AME estarão abertos durante todo o período, isto é, das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No dia 2, Dia de Finados, não haverá atendimento.

E na quarta-feira (03) tudo voltará ao normal. Isso porque os dois pontos costumeiros e já conhecidos do público, isso é, o Centro de Eventos do Rota do Sol e a Upinha da Zona Leste, irão retomar o atendimento normal.

“É importante que as pessoas procurem atendimento. Temos imunizantes que irão vencer no dia 12 de novembro; então esse é o momento para procurar o posto de vacinação e completar o esquema”, salienta Marchioro ao frisar que nesse momento o Município tem imunizantes de sobra em oferta.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde