Quatro escolas da rede municipal de Sorriso buscam certificação Lixo Zero

É aguardado para a próxima sexta-feira, 1º de dezembro, o resultado das auditorias realizadas no início da semana em quatro escolas da rede municipal de ensino de Sorriso. O responsável  pelo Eco Sorriso, Diogo Martins, falou em entrevista ao programa A Voz do Povo hoje (29-11), sobre a expectativa.

Segundo ele, há escolas entre as que desenvolvem o programa que conseguiram já reduzir a produção de ‘lixo’ para 2%, ou seja 98% dos resíduos vai para reciclagem, reuso ou compostagem. A iniciativa envolve 2.001 alunos e 85 funcionários, totalizando 2.086 pessoas impactadas pela conscientização de que “não existe um planeta B”.

A rotina escolar dessas unidades foi completamente transformada, com substituição das lixeiras por pontos de coleta de recicláveis. Os resíduos de alimentos passaram a alimentar biodigestores nas unidades, gerando gás de cozinha para a produção de merenda escolar e adubo para as hortas. A eliminação de copos descartáveis tornou-se uma realidade, sendo substituídos por copos, canecas e garrafinhas laváveis e reutilizáveis.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Anhanguera Sorriso lança projeto “Cruzada Contra o Feminicídio” para mobilizar a comunidade

Delegada Laíssa Crisóstomo avalia 2025 como positivo e reforça foco na prevenção da violência em Sorriso

Força Tática prende homem com mandado de prisão em aberto por receptação

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Destaque na Expo Favela MT, trancista de Mato Grosso chega à final de desafio nacional

Karatê sorrisense celebra conquistas em 2025 e projeta ainda mais vitórias em 2026