Queimadas – Atuação na BR-163 impede que incêndios se espalhem na vegetação

Os focos de incêndio em Mato Grosso aumentaram 20% no primeiro mês desde que o período proibitivo de queimadas (que vai de 01/07 a 30/09 de 2020) está em vigor, em relação ao mesmo período de 2019. A presença da Rota do Oeste na BR-163 auxilia no combate, com atuação rápida em focos iniciais de queimadas. A medida dá apoio ao Corpo de Bombeiros.

O secretário executivo do Comitê do Fogo, o Bombeiro Militar Paulo André Barroso, acredita que a atuação da Concessionária na BR-163 é de extrema importância. “Já é um local a menos para nos preocuparmos com o enfrentamento, porque a Rota está em todo o trecho fazendo o primeiro combate. Isso é de suma importância, pois a atuação de forma rápida em focos iniciais, impede que se torne uma ocorrência de grande proporção, evitando que o fogo saia do controle”. Ele explica que o ano de 2020 apresenta condições de seca mais severas do que os outros anos. “Os índices de chuva e o nível dos rios estão abaixo da média. Isso faz com que a vegetação fique mais seca e o fogo, tanto inicia, como se espalha com muita facilidade”, comenta.

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, ressalta que a Concessionária combate pequenos focos, em todo o trecho sob concessão, que vai de Itiquira à Sinop. A comunicação da empresa com a Corporação possui uma estrutura eficaz para o atendimento de incêndios de grande porte. Para ele, o desafio este ano é acionar a equipe de Bombeiros o mínimo possível. “É um momento delicado em todo o estado, então a meta é manter a nossa equipe em alerta, atuando nos focos iniciais, impedindo que o fogo aumente”, diz.

Os dados do Instituto Centro de Vida (ICV), que mostram o monitoramento dos focos de calor no estado durante o período proibitivo de queimadas, a partir das informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que julho foi o mês com o maior índice de focos de incêndio em Mato Grosso, registrando 2.429 novos casos. O Governo do Estado tem atuado com uma força-tarefa, em parceria com as Forças Armadas e iniciativa privada para diminuir estes índices.

A Concessionária possui 19 veículos de inspeção de tráfego, todos com abafadores e cinco caminhões pipa, que estão posicionados de forma estratégica para agir em pequenos focos de queimadas e no apoio ao Corpo de Bombeiros. “Destacamos sempre que o combate a incêndios de grandes proporções é atribuição do Corpo de Bombeiros. A nossa equipe é preparada para atuar em pequenos focos de fogo e sempre auxiliar o Corpo de Bombeiros em casos com maior proporção”, completa.

O que fazer quando há fumaça na rodovia

O gerente de operações da Rota do Oeste explica que os condutores devem ficar atentos à presença de fumaça na rodovia. Diminuir a velocidade, acender os faróis em luz baixa e manter a distância segura do veículo da frente são as primeiras atitudes. Se a visibilidade estiver comprometida, a orientação é que os condutores parem em local seguro. “Temos 18 Bases fixas de Atendimento ao Usuário (SAU), em todo o trecho.”, complementa.

Ferreira acrescenta que, caso avistem um foco de incêndio, os motoristas devem acionar imediatamente a Concessionária pelo 0800 065 0163, alertar a ocorrência nas praças de pedágio ou nas bases de atendimento ao usuário, ou ainda, acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou utilizar o número de Emergências Ambientais pelo 0800 647 7363.

Veja também

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso

Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Programa A Voz do Povo discute o Dia Mundial da Água com representantes do CAT Sorriso

Amazônia Legal: Mato Grosso reduz desmatamento em 74%, aponta Imazon

Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reúne para planejamento antecipado

Mapeamento de áreas de risco em Nova Ubiratã vai subsidiar ações preventivas