Quer usar o décimo terceiro salário de maneira eficiente? Confira 5 dicas

Quem trabalha em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) recebe junto à remuneração de novembro e dezembro um valor equivalente ao décimo terceiro salário. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o dinheiro extra tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 249,8 bilhões neste ano.

Mas, a pergunta que sempre fica no ar é: qual a melhor estratégia financeira para usá-lo? Comprar presentes de Natal, investir em renda fixa ou guardar o dinheiro em uma caderneta de poupança? De acordo com o coordenador do curso de Administração da Unic Beira Rio, Ederaldo Lima, é importante que todos tenham cautela com o valor extra, analisando com calma o que fazer, já prevendo 2023.

“O ideal é avaliar se há dívidas a quitar, antes de iniciar a temporada de compras utilizando o pagamento extra. É preciso pensar na qualidade de vida que o equilíbrio financeiro pode proporcionar, mesmo que a longo prazo”, pontua. Entre as maneiras de utilizar bem o valor extra estão:  pagar as contas do início do ano, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), fazer investimentos ou poupar parte do dinheiro.

O coordenador do curso elenca, a seguir, cinco dicas cruciais para usar o décimo terceiro salário de forma inteligente.

1. Dívidas

Quem está no cheque especial ou parcelas de financiamento no cartão de crédito, deve usar o décimo terceiro salário para quitar essas dívidas. Se não der para “zerar” tudo, comece pelas contas que cobram os juros mais altos. Use a quantia recebida para ganhar um abatimento das dívidas na hora da negociação.

2. Contas do começo do ano

O planejamento é fundamental para tudo na vida. Já pensou começar o ano com o IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares pagos? Pois é, utilize o recebimento de novembro e dezembro para começar 2022 com uma folga no orçamento.

3. Reserva de emergência

Ter um fundo para imprevistos é fundamental para deixar a cabeça tranquila. Nunca se sabe quando vai ocorrer uma doença na família ou a perda de um emprego. Por isso, aproveite o salário extra para iniciar um “fundão”. O ideal é que se tenha um valor equivalente a, pelo menos, seis meses de despesas mensais.

4. Investimentos

Se você já tem um fundo para emergências e não tem dívidas, aproveite para investir. Escolha investimentos adequados às suas necessidades. O salário também pode se transformar no primeiro passo para contratar produtos financeiros que garantam a segurança financeira de todos da sua casa. Sempre aplique o dinheiro de forma estratégica, de olho no futuro.

5. Presentes

Se ainda assim você é daqueles que não consegue ficar sem gastar na época em que mais se presenteia, busque promoções. Aproveite a Black Friday e antecipe as compras, utilize apenas uma parte do valor recebido para os presentes.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal