Desde sexta-feira (19), os novos redutores de velocidade instalados em Sorriso deixam o modo educativo e passam a multar motoristas que ultrapassarem o limite de 40 km/h. A
Desde a última sexta-feira (19)de setembro, os redutores de velocidade (lombadas) recentemente instalados na cidade deixam o “modo educativo” e passam a multar os condutores que desrespeitarem os limites. A informação é do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi. Segundo o gestor, todos os pontos foram sinalizados e permaneceram por um mês em caráter educativo para alertar a população.
Os novos pontos de sinalização estão localizados na Rua Turmalinas, n.º 1453; Avenida Los Angeles, n.º 270; Rua Lupicínio Rodrigues com Rua São Conrado; e na Avenida Porto Alegre, em dois trechos, n.º 2062 e n.º 2125.
Os dispositivos têm como objetivo reduzir a velocidade dos veículos e garantir que todos trafeguem dentro do limite de 40 km/h.
“Quem for flagrado acima da velocidade terá de arcar com as consequências, que podem incluir multa e até a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, alerta o secretário. As multas variam de média, no valor de R$ 195,23 com cinco pontos na CNH, a gravíssima, de R$ 880,41, podendo resultar na suspensão do direito de dirigir.
A diferença está no percentual de excesso: velocidade entre 20% e 50% acima do limite gera multa média; acima de 50%, a multa é gravíssima e acarreta suspensão da CNH.
O secretário reforça que a iniciativa visa aumentar a segurança viária e educar os condutores: “Para reduzir significativamente acidentes, é preciso que todos compreendam que a segurança depende da atitude preventiva de cada motorista. Pedestres também devem se manter atentos e respeitar a sinalização, como as faixas, e manter contato visual com os condutores para evitar acidentes.”