Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Nesta segunda-feira (25), os ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE) divulgaram um Relatório de Transparência Salarial com um recorte de gênero, revelando que as mulheres em Mato Grosso ganham significativamente menos do que os homens, chegando a uma diferença de 31,4%. Este dado coloca o estado como o quarto em maior desigualdade salarial no Brasil.

O estudo revela que, em Mato Grosso, 837 empresas participaram do levantamento, totalizando 229.467 empregados. A disparidade salarial entre homens e mulheres varia de acordo com os diferentes grupos ocupacionais, chegando a 32,4% em cargos de dirigentes e gerentes.

Este é o primeiro Relatório de Transparência Salarial no país com um recorte de gênero, contendo informações fundamentais extraídas de empresas com 100 ou mais funcionários. Além disso, os dados também destacam a disparidade salarial entre mulheres negras e brancas, que reflete uma realidade preocupante.

Enquanto isso, as políticas de incentivo para contratação de mulheres em Mato Grosso revelam lacunas significativas. Embora a maioria das empresas possua planos de cargos e salários, há uma falta de iniciativas específicas para promover a contratação de mulheres negras. Poucas empresas ainda adotam políticas como licença maternidade/paternidade estendida (17,1%) e auxílio-creche (13%).

O relatório é um alerta importante sobre a persistência das disparidades de gênero no mercado de trabalho e destaca a necessidade urgente de ações para corrigir essa desigualdade. A conscientização e a implementação de políticas que promovam a igualdade salarial e a inclusão de mulheres, especialmente as negras, são passos essenciais para construir um ambiente de trabalho mais justo e equitativo em Mato Grosso e em todo o Brasil.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso