Remanejamento de vagas vai aumentar número de atletas beneficiados com bolsa-atleta

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) vai remanejar as vagas não preenchidas do programa Olimpus para aumentar o número de atletas beneficiados pelo bolsa-atleta. As vagas remanescentes serão ocupadas dentro das limitações orçamentárias.

Na categoria Base Olímpica serão beneficiados os atletas que participaram da última etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros e Paralimpíadas Escolares Nacionais, que nas disputas obtiveram da sétima à décima colocação. Os atletas também devem continuar a treinar e participar de futuras competições oficiais no ano subsequente, representando o Estado de Mato Grosso. 

Entre os atletas que obtiveram da quarta a sétima colocação e que continuem em atividades esportivas oficiais, de cada equipe serão selecionados pelo técnico e por um representante da secretaria adjunta de Esportes da Secel os atletas de destaque que receberão a bolsa.

Para atleta destaque serão priorizados aqueles com idade entre 12 e 16 anos que participaram da última Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Juventude ou Jogos Escolares Mato-grossenses organizados pela Secel. As vagas remanescentes serão disponibilizadas para os atletas que participaram do calendário oficial de competições estaduais organizadas pelas Federações Desportivas Mato-grossenses, nas modalidades coletivas e individuais, forem escolhidos pela direção técnica e de arbitragem da modalidade, com validação Secel como destaques nas respectivas modalidades.

Na categoria Atleta Nacional, a modalidade Individual terá esportistas com idade a partir de 14 anos, de modalidades preferencialmente olímpicas e paralímpicas disputadas no ano anterior do principal evento da temporada preestabelecido no calendário de sua respectiva Confederação e ratificados no edital da Secel ou que integrem o ranking nacional final da temporada. Nesses casos, serão considerados da primeira à 6ª sexta colocação.  Os atletas também devem continuar a participar de futuras competições oficiais nacionais no ano subsequente, representando o Estado.

Também em nível Nacional em modalidade Coletiva, terão atletas a partir de 14 anos preferencialmente olímpicas e paralímpicas que participaram no ano anterior do principal evento da temporada preestabelecido no calendário de sua respectiva Confederação e ratificado no edital da Secel.  Para isso, os atletas precisam obter da primeira à terceira colocação, sendo selecionados pelo técnico da equipe e com validação da Secel, entre os três atletas de destaque que receberão a bolsa e que continuem a participar de futuras competições oficiais nacionais no ano subsequente, representando Mato Grosso.

A bolsa-atleta poderá sofrer alterações de acordo com a dotação orçamentária do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (FUNDED) e da Secel, conforme previsão na Lei Orçamentária Anual.

Veja também

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Mato Grosso receberá Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em maio

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso

Sorriso sedia neste sábado (30) Campeonato de Capoeira Nagô

Polícia Federal prende ex-jogador Robinho em Santos

Prefeitura promove 3ª edição da Copa Verão Sorriso a partir de segunda-feira (25)