Tudo integrado e 100% online

Na oportunidade, Gisela também partilhou orientações sobre o novo sistema do Ministério da Justiça  para o registro de reclamações no Procon, ProConsumidor.  De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a meta é que o novo sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor até o próximo ano, sendo que em muitas cidades já está em funcionamento.

O coordenador local aproveita para convocar os fornecedores para que, junto ao Procon, façam o cadastro necessário para aderir ao sistema ProConsumidor, para que possam ter acesso às demandas dos consumidores diretamente no sistema. “Haja vista que a partir do dia 1.º de junho estaremos utilizando de forma integral o envio de documentos e disponibilização dos procedimentos via plataforma digital, é muito importante que os empresários venham até o  Procon fazer este cadastro pois, a partir disso, poderão acompanhar, remotamente, todas as movimentações relativas a  suas empresas”, lembra.

Para cumprir com seu objetivo de facilitar o atendimento ao consumidor e trazer mais celeridade aos procedimentos, o ProConsumidor centralizará todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma.

Além disso, a plataforma será mais simples e mais rápida, acompanhando a evolução tecnológica do mercado, e terá integração online com o consumidor.mj.gov.br, o que possibilitará uma atuação mais célere nas demandas dos usuários.

Diante dessas mudanças, o ProConsumidor pretende evitar retrabalho, compilando tudo em um só lugar, e tornar o trâmite do processo mais ágil, utilizando alternativas como audiências e realização de acordos de forma online.