Na abertura do evento, o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Carlos Renato Paim, destacou a importância de se debater o tema, principalmente por ser um setor fundamental para a economia do país. “Que tenhamos a capacidade de ter um diálogo franco, objetivo e transparente para que as boas práticas apresentadas, a respeito da segurança no campo, sejam aprimoradas e levadas para todas as regiões do Brasil. Além disso, que possamos propor novas estratégias para aprimorar o trabalho das instituições de segurança pública no campo e na cidade”, afirmou.

Os especialistas, de várias regiões do país, responsáveis pelas apresentações, vão debater o assunto com o compartilhamento de experiências e de boas práticas, e destacar ações de atuação das forças de segurança pública no combate à criminalidade em ambientes rurais. O intuito é produzir, a partir das discussões, diagnósticos e captar informações para construção de uma ação de política pública voltada para a segurança rural.

Entre os temas apresentados, estarão as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no combate a ilícitos com mercadorias, bens e materiais agropecuários; ações especializadas de investigação de crimes rurais; a atuação da Polícia Rodoviária Federal no combate ao roubo de cargas; investigação criminal qualificada no enfrentamento aos crimes rurais, além de experiências exitosas de estados que atuam no combate à criminalidade no campo.

As palestras serão apresentadas por especialistas e integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), para profissionais da área de todo o país, representantes técnicos das instituições da segurança pública que trabalham com a pauta, indicados pelos seus gestores; lideranças políticas; representantes de entidades e membros do judiciário.

Jornada
A Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que é uma iniciativa inédita do MJSP, começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.