A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Cuiabá, discutiu os 20 anos do SUAS e definiu prioridades para a política de assistência social no estado, além de eleger delegados para a 14ª Conferência Nacional.
Na semana passada, representantes de diversos setores da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Sorriso estiveram presentes na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O evento teve como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, abordando cinco eixos principais:
-
Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
-
Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
-
Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social;
-
Gestão democrática e comunicação transparente: Incentivo à participação social no SUAS;
-
Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
A secretária de Assistência Social de Sorriso, Daniela Marsola Stel, destacou a relevância do evento: “Este é um momento importante para refletirmos sobre os avanços conquistados e, principalmente, sobre o fortalecimento de uma política pública essencial, voltada ao atendimento e à proteção das famílias em situação de vulnerabilidade social”.
As conferências estaduais de Assistência Social são espaços de diálogo democrático que reúnem governo e sociedade civil para discutir propostas, definir prioridades e organizar estratégias para a política de assistência social nos municípios, no Distrito Federal, nos estados e na União.
Ao término da conferência, também foram eleitos os delegados que representarão o estado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social.