Resultados das eleições 2022: veja os governadores eleitos no segundo turno

A população de 12 estados brasileiros foi às urnas neste domingo para escolher não apenas o presidente, mas também decidir quem estará à frente dos respectivos governos estaduais nos próximos quatro anos. Outras 15 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, elegeram o governador já na primeira volta, no dia 2 de outubro. Governadores de 11 estados já estão matematicamente eleitos, entre eles São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Além do embate entre o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o postulante petista Fernando Haddad (PT), em São Paulo, chamaram muito a atenção as disputas em Pernambuco e Rio Grande do Sul. Houve disputas acirradas em praticamente todos os estados. Na véspera, a última rodada de pesquisas do Ipec apontou empate técnico em 8 dos 12 estados com segundo turno.

Com parte das urnas apuradas, confira a seguir a lista de todos governadores eleitos em 2022.

Região Sudeste
Espírito Santo

O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi reeleito neste segundo turno. O pessebista saiu do primeiro turno com uma vantagem de quase 10% dos votos válidos sobre o seu adversário, Carlos Manato (PL), mas a última pesquisa Ipec apontou empate técnico.

Acompanhe a apuração em tempo real

Minas Gerais

O candidato do partido Novo à reeleição, Romeu Zema, conquistou um segundo mandato à frente do estado mineiro ainda no dia 2 de outubro, com 56,18% dos votos válidos, confirmando o favoritismo já apontado pelas pesquisas. Em segundo lugar ficou o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Rio de Janeiro

Ainda no primeiro turno, o atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL), conseguiu se manter no cargo recebendo 58,67% dos votos válidos, contra 27,38% do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Castro se tornou chefe do Executivo fluminense após o impeachment do ex-governador Wilson Witzel (PSC), eleito em 2018, de quem era vice.

São Paulo

Reproduzindo o embate nacional, São Paulo elegeu o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos).O segundo colocado foi o postulante petista, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito da capital paulista e também ex-titular de uma pasta durante o governo Lula.

Região Norte

Acre

Já no primeiro turno, o atual governador do Acre, Gladson Cameli (PP), foi reeleito com 56,75% dos votos válidos. Em seguida, ficou o candidato do PT, Jorge Viana, com 24,21% dos eleitores.

Amapá

Com apoio do atual governador, Waldez Góes (PDT), Clécio Vieira (Solidariedade) foi eleito ainda no dia 2 de outubro para governar o Amapá nos próximos quatro anos. Em segundo lugar, ficou Jaime Nunes (PSD).

Amazonas

No Amazonas, o atual governador, Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito. Lima confirmou a vitória após ser apontado pelas pesquisas como vencedor do pleito. No primeiro turno, Lima recebeu 42,82% dos votos válidos, enquanto o ex-governador Eduardo Braga (MDB), escolhido foi por 20,99% dos eleitores.

Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito ainda no primeiro turno, no último dia 2. Foi o maior percentual de votos válidos dado a um candidato para governo estadual no pleito deste ano: 70,4%. Em segundo lugar, ficou Zequinha Marinho (PL), com 27,13%, uma diferença que ultrapassa 40% dos eleitores.

Roraima

Outro governador que foi reeleito já no primeiro turno é Antonio Denarium (PP), com 56,47% dos votos válidos, em Roraima. Em seguida, ficou Teresa Surita (MDB), com 41,14% do eleitorado.

Tocantins

No Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito governador no dia 2 de outubro com 58,14% dos votos válidos. Ronaldo Dimas (PL) foi a escolha de 22,5% dos eleitores, e terminou como segundo colocado.

Rondônia

Neste domingo, o estado escolheu Marcos Rocha (União) para o próximo mandato. A disputa no primeiro turno foi acirrada: Rocha recebeu 38,88% dos votos válidos, e Marcos Rogério (PL), que recebeu 37,05% dos votos no dia 2 de outubro. As pequisas apontavam empate técnico entre os candidatos.

Região Centro-Oeste

Distrito Federal

Com pouco mais da metade dos votos válidos, 50,3%, o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi reeleito ainda no primeiro turno para um segundo mandato. Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele desbancou o adversário Leandro Grass (PV), que foi escolhido por 26,25% dos eleitores.

Goiás

Em Goiás, o atual governador também foi reeleito no dia 2 de outubro. Ronaldo Caiado (União) recebeu 51,8% dos votos válidos, mais que o dobro do seu principal rival, Gustavo Mendanha (Patriotas), que terminou com 25,20%.

Mato Grosso

O atual governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), conquistou a reeleição ainda na primeira volta das eleições deste ano, com 68,5% dos votos válidos – uma das porcentagens mais altas registradas entre os candidatos a governos estaduais no país. A postulante que chegou mais perto de Mendes foi Marcia Pinheiro (PV), com 16,41% dos eleitores.

Mato Grosso do Sul

Único estado do Centro-Oeste a ter segundo turno, o Mato Grosso do Sul escolheu para o próximo mandato: Eduardo Ridel (PSDB). O tucano conta com o apoio do atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), e da ex-ministra Tereza Cristina (PP-MS), eleita senadora. A eleição de Ridel foi uma virada em relação ao primeiro turno, quando ele recebeu 25,16% dos votos e seu adversário e Capitão Contar (PRTB) recebeu 26,71% dos votos válidos. Ambos tiveram endossos do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Região Nordeste

Alagoas

Paulo Dantas (MDB) foi reeleito governador de Alagoas neste segundo turno contra Rodrigo Cunha (União Brasil). O postulante do MDB saiu na vantagem do primeiro turno, com 46,64% dos votos válidos, enquanto o da União Brasil terminou no dia 2 de outubro com 26,79%.

Bahia

A disputa reedita a rixa histórica entre o petismo e o carlismo no estado. Depois de quase ter levado no primeiro turno, Jerônimo Rodrigues (PT) disputiou o governo da Bahia neste domingo com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que começou a campanha como favorito. Rodrigues, candidato do atual governador, Rui Costa (PT), recebeu52,79 % dos votos válidos, enquanto ACM Neto terminou com 47,21%.

Ceará

Ainda no primeiro turno, Elmano de Freitas (PT) foi eleito governador do Ceará com 54,02% dos votos válidos. O petista contava com o apoio do ex-chefe do Executivo cearense Camilo Santana (PT), que foi escolhido neste ano para o Senado Federal. Em segundo lugar, ficou Capitão Wagner (União), com 31,72%.

Maranhão

No Maranhão, o atual governador, Carlos Brandão (PSB), foi eleito para mais quatro anos no cargo ainda no primeiro turno, com 51,25% dos votos válidos. Brandão assumiu o estado após a renúncia de Flávio Dino (PSB), em abril, para disputar, com sucesso, uma vaga no Senado Federal. O segundo colocado foi Lahesio Bonfim (PSC), com 24,87% dos eleitores.

Paraíba

O governador João Azevedo (PSB) foi reeleito neste domingo para mais quatro anos de mandato. O pessebista confirmou a vitória após ganhar também no primeiro turno com 39,65% dos votos válidos contra Pedro Cunha Lima (PSDB), que terminou o dia 2 com 23,90% do eleitorado.

Pernambuco

Para o próximo mandato, os pernambucanos elegeram Raquel Lyra (PSDB). No início do mês, Marília Arraes (Solidariedade) havia recebido 23,97% dos votos válidos, enquanto Raquel foi escolhida por 20,58% dos eleitores. Acompanhe a apuração em tempo real

Piauí

No Piauí, com o apoio do ex-governador Wellington Dias (PT), que deixou o cargo neste ano para disputar, com sucesso, uma vaga no Senado Federal, Rafael Fonteles (PT) foi eleito ainda no primeiro turno, com 57,17% dos votos válidos. Em seguida, ficou Silvio Mendes (União), com 41,62% do eleitorado.

Rio Grande do Norte

Ainda no dia 2 de outubro, a governadora Fátima Bezerra (PT) foi reeleita para mais um mandato à frente do Rio Grande do Norte, com 58,31% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou Fabio Dantas (Solidariedade) com 22,22% dos eleitores.

Sergipe

No Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) virou a disputa e foi eleito. Apoiado pelo atual governador, Belivaldo Chagas (PSD), Mitidieri terminou a primeira volta em segundo lugar, com 38,91% dos votos válidos. Já Rogério Carvalho (PT) tinha sido escolhido por 44,7% dos eleitores.

Região Sul

Paraná

Único estado sulista a definir a eleição estadual no primeiro turno, Ratinho Jr. (PSD) foi reconduzido ao governo do Paraná com 69,64% dos votos válidos no último dia 2. Em segundo lugar, ficou Roberto Requião (PT) com 26,23% dos eleitores.

Rio Grande do Sul

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que deixou o cargo no início do ano com planos de disputar o Palácio do Planalto, foi releito neste domingo. Onyx Lorenzoni (PL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No primeiro turno, Onyx Lorenzoni (PL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) terminou na frente, com 37,50% dos votos válidos. Já o tucano foi escolhido por 26,81% dos eleitores. As pesquisas, no entanto, apontaram a possibilidade de virada no estado, especialmente após o apoio crítico de Edegar Pretto (PT), terceiro colocado na disputa com 26,77% dos votos, a Leite.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, o novo governador escolhido foi o candidato bolsonarista, Jorginho Mello (PL), que terminou a primeira volta na liderança com 38,61% dos votos válidos, e o postulante petista, Décio Lima (PT), escolha de 17,42% do eleitorado.

O atual governador, Carlos Moisés (Republicanos), não conseguiu se manter no cargo, terminando como terceiro colocado no dia 2. O resultado deste domingo ainda não foi divulgado.

 

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação