Lideranças do Assentamento Jonas Pinheiro e representantes de entidades como Associação Pós-Terra; Empaer; Coopercel; Cooperriso; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associação dos Produtores de Frutas; e Aprocel também participaram do debate.

“Viemos manifestar a vontade dos vereadores, lideranças e entidades que representam à agricultura familiar. O desmembramento da pasta favorecerá que a Administração possa propor, executar e apoiar ações voltadas aos pequenos produtores rurais, com aporte técnico exclusivo. Com a criação da secretaria, Sorriso se tornará referência para outros municípios de Mato Grosso”, disse Wanderley.

Em setembro do ano passado, o vereador sugeriu, por meio de indicação, que a Administração Municipal realizasse um estudo técnico-financeiro, visando a criação da pasta.

O prefeito disse que a gestão sabe da importância de uma política pública municipal voltada à agricultura familiar e sinalizou o interesse em desmembrar a atual Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. “A estrutura da agricultura familiar já existe e pactuamos do desejo de criar uma secretaria voltada exclusivamente ao pequeno produtor. Inclusive, como todos sabem, nosso secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, tem um histórico excelente de trabalho prestado à agricultura familiar e tem o nohall necessário para ficar à frente deste trabalho”, frisou Ari.