Reunião em Sorriso discute segurança nas escolas e apresenta aplicativo de emergência

Na manhã desta terça-feira, dia 20 de junho, representantes do Executivo, Legislativo, Ministério Público, forças de segurança e integrantes da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar se reuniram para discutir o tema “segurança nas escolas”. O encontro teve como objetivo buscar formas de atuação preventiva e evitar ocorrências como a registrada recentemente no Paraná. Além disso, foi destacada a importância de reforçar o cuidado com a saúde psicológica das pessoas, oferecendo o apoio necessário para prevenir tragédias.

Durante a reunião, o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Sorriso, Mec Uzaid Siqueira, teve a oportunidade de apresentar um aplicativo para celular desenvolvido pela equipe, que permitirá o acionamento direto das forças de segurança em casos específicos de ataques às unidades escolares. Denominado “Botão do Pânico”, o aplicativo foi inicialmente idealizado como um dispositivo físico a ser instalado nas escolas, mas acabou se consolidando como um aplicativo para celular. A ferramenta já está disponível para dispositivos Android e em breve também estará disponível para aparelhos iOS. Basta pressionar o botão do aplicativo por 5 segundos para que o sistema de monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) receba o alerta em tempo real.

O secretário de Administração (Semad), Estevam Calvo, ressaltou que o aplicativo foi desenvolvido pela equipe da prefeitura visando a economia e agilidade no processo, e espera-se que nunca precise ser utilizado. No entanto, a iniciativa já despertou interesse de mais de 30 cidades, que entraram em contato para desenvolver ferramentas semelhantes.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está fornecendo ao Departamento de TI a lista de gestores que terão acesso ao aplicativo, que também poderá ser utilizado nas redes estadual, federal e privada do município.

Além do aplicativo, a Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar ressaltou a importância de reforçar as políticas de paz nas escolas, como a implementação de atividades como os Círculos de Paz, que serão realizados por facilitadores capacitados por meio de uma parceria com o Poder Judiciário. Outras ações propostas incluem cultos ecumênicos, combate ao bullying e o incentivo à comunicação não violenta (CNV).

Para oferecer apoio psicológico aos alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar, serão firmadas parcerias com faculdades que oferecem o curso de Psicologia em Sorriso. As clínicas-escola dessas instituições serão disponibilizadas para triagem e acompanhamento das pessoas que necessitarem de apoio profissional. Essa iniciativa se soma ao trabalho terapêutico já realizado pelas equipes da Semed e da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas).

Durante a reunião, a promotora de Justiça Maisa Fidelis destacou que é fundamental garantir a tranquilidade nas unidades escolares e ressaltou que não é possível fazer abordagens nessas instituições sem um agendamento prévio e de forma pacífica.

As medidas discutidas na reunião visam fortalecer a segurança e promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos os envolvidos na comunidade educacional de Sorriso.

 

 

 

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo