Reunião entre Prefeitura e feirantes aborda formas corretas de exposição e conservação de produtos

Dando sequência ao trabalho de orientação e acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos feirantes de Sorriso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), promoveu mais uma reunião com os líderes das feiras livres do município. Tendo como pauta as formas adequadas de exposição e conservação dos produtos de origem animal para a venda ao consumidor, a reunião ocorreu hoje (15) na área externa do Paço Municipal e contou com a presença do vereador Marlon Zanella, e do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Kozak, além de demais servidores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

“Estamos avançando mais um passo neste processo, com o foco no atendimento de normas sanitárias, trazendo ainda mais segurança aos consumidores, ao mesmo tempo em que auxiliamos os feirantes a adequarem suas práticas, o que certamente trará benefícios a todos os envolvidos”, explica o titular da Sama, Márcio Kuhn, acrescentando que, após esta etapa de preparação dos feirantes, o município deve iniciar a fiscalização nas feiras, garantindo  assim o cumprimento de todas as regras estabelecidas.

Márcio lembra que há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público e o Município com esta finalidade. Além deste acompanhamento técnico dos feirantes, o Município também vem criando estruturas que permitem que os pequenos produtores possam beneficiar o fruto de seu trabalho de maneira adequada às normas sanitárias. Entre os exemplos, a despolpadeira de frutas já é uma realidade, tendo sido entregue ainda no ano passado.

Já no dia 20 deste mês, dentro do calendário de comemoração dos 34 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso, será oficialmente entregue o Abatedouro Municipal de Aves, que tem capacidade de abater até 500 animais por dia.

“Nosso foco é, cada vez mais, servir como uma ponte para contribuir com o trabalho dos pequenos produtores, auxiliando com assistência técnica, equipamentos, enfim, fornecendo uma infraestrutura que permita que estes produtores familiares possam se adequar a todas as normas necessárias para poderem conquistar mercado para seus produtos, e ao mesmo tempo, ofertar produtos frescos e de qualidade ao consumidores de Sorriso e, por que não, de toda a região”, relata o secretário, lembrando que também há projetos de ações ligadas à bacia leiteira e à piscicultura.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação