Reunião na Casa dos Conselhos aborda deficiência no serviço de telefonia móvel em Sorriso

Na manhã desta sexta-feira, 11 de agosto, líderes de bairros, representantes do comércio, do Executivo e do Legislativo se reuniram na Casa dos Conselhos, em Sorriso, para discutir a problemática da deficiência no serviço de telefonia móvel na região. O encontro contou com a presença do deputado Diego Guimarães, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, que veio ao município para apresentar um panorama do trabalho da CPI e coletar informações sobre a situação local.

A presidenta do Jardim Europa, Márcia Souta, enfatizou a necessidade de um serviço de telefonia móvel de qualidade tanto na cidade quanto na área rural. Ela ressaltou que caminhoneiros desempenham um papel fundamental no agronegócio e é crucial que possam se comunicar efetivamente em todas as regiões.

O deputado Diego Guimarães explicou que a CPI foi estabelecida com o apoio unânime dos deputados de Mato Grosso com o objetivo de compreender as razões por trás da perda de qualidade nos serviços de telefonia nos últimos anos. Ele destacou que o estado está passando por um rápido crescimento, o que pode ser uma das razões para essa deficiência. A CPI já identificou problemas, incluindo a falta de investimentos por parte das empresas de telefonia.

A CPI apresentou dados revelando que Mato Grosso possui um número insuficiente de antenas de telefonia em relação aos padrões considerados adequados pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). Em Sorriso, por exemplo, onde deveriam estar instaladas 110 antenas, apenas 32 foram identificadas. O relatório da CPI também indicou que todo o estado possui 1.641 antenas, enquanto seriam necessárias 3.557 para atingir o padrão aceitável de uma antena para cada mil habitantes. Quanto à qualidade do serviço, a Tim oferece 4G em 137 municípios, a Claro em 108 e a Vivo em 107. A tecnologia 5G está disponível apenas em Cuiabá e Várzea Grande.

O vereador Diogo Kriguer, representante do Legislativo na reunião, ressaltou que a discussão sobre essa questão vai além do encontro com líderes de bairros. Ele destacou a importância das audiências públicas marcadas para ouvir a população sobre o problema. O prefeito Ari Lafin também se pronunciou, observando que há áreas em Sorriso onde o sinal de telefonia simplesmente não funciona, apesar do crescimento constante da cidade.

A CPI da Telefonia, instalada em março, tem a responsabilidade de investigar a prestação inadequada de serviços de telefonia móvel em Mato Grosso. Com um prazo de 180 dias, a CPI pretende apresentar um relatório que proponha soluções para melhorar a qualidade dos serviços e apurar eventuais responsabilidades pelos danos causados aos consumidores.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros