“Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história”, destaca governador em homenagem aos 156 anos do patrono

Nesta quarta-feira (05.05) é comemorado o aniversário de 156 anos do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon. Patrono das telecomunicações, o notável desbravador nasceu em 1958, no distrito de Mimoso (123 km de Cuiabá), localizado no município de Santo Antônio do Leverger em Mato Grosso.

Marechal Rondon é uma das personalidades históricas de grande notoriedade do Brasil e foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado, trecho que ligava Cuiabá ao Araguaia viabilizando a comunicação do Centro-Oeste com outras regiões. Além disso, implantou outras demais linhas, que ligavam Mato Grosso ao Estado do Rio de Janeiro, e mais tarde, essa expansão foi vertiginosa, avançando de Mato Grosso para Amazônia.

Nesta mesma data do seu aniversário, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem.

O Governador Mauro Mendes considera o dia 05 de maio uma importante data histórica, que deve ser lembrada para fortalecer e manter viva a memória deste extraordinário mato-grossense.

“O Marechal Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história. Foi um grande desbravador, um grande ser humano e apoiador dos povos indígenas. Além de ter sido um visionário, que expandiu a tecnologia nas expedições. Merece todas as homenagens e deve servir de inspiração para todos nós”, afirmou Mendes.

Rondon ainda permanece vivo, seu nome está presente em diversas páginas de importantes e ricas obras literárias.  Além disso, importantes ruas e avenidas no Brasil foram intituladas com o nome do Marechal. Nessas mesmas homenagens aparecem Escolas, Museus e outros.  Devido ao brilhante trabalho de implantação das linhas telegráficas na Amazônia o nome do Marechal também é nome o mesmo do Estado de Rondônia em sua homenagem. 

No site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está disponível o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon (clique aqui). A obra foi publicada em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberada para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. O relatório científico da Comissão Rondon integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (clique aqui). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907.

Homenagens

Em Mato Grosso, o maior e principal terminal aeroviário do Estado, localizado no município de Várzea Grande, foi batizado com o nome de Aeroporto Marechal Rondon, em homenagem ao desbravador.

Além disso, outra importante obra arquitetônica que abriga parte da rica história do Marechal é o Memorial Rondon. Inaugurado em agosto de 2016, o museu foi construído em homenagem ao desbravador, para abrigar parte de sua rica história dos caminhos trilhados por Rondon, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão chefiada pelo militar.

O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger. A Rodovia MT-040 está pavimentada até a comunidade de Mimoso e conta com estrutura de postos de abastecimento com conveniências e alguns restaurantes e lanchonetes.

Excepcionalmente nesta quarta-feira (05), o Memorial foi aberto para visitações. Aos turistas está disponível parte de uma rica exposição dos momentos histórico da jornada de Rondon nos trabalhos de desbravamento durante implantação das linhas telegráficas.

A unidade passará por ajustes e reparos na estrutura predial. A previsão de abertura definitiva do retorno das atividades é para o mês de junho deste ano. Após a finalização do trabalho, o Memorial Rondon estará apto para receber visitantes de segunda a domingo, das 8h às 17h.

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso