Rota do Oeste inicia nova etapa da restauração da ponte sobre o Rio Vermelho

As obras de recuperação da ponte sobre o Rio Vermelho, localizada no km 202 da BR-364, em Rondonópolis, entram na segunda etapa de execução, contemplando a recuperação integral das estruturas dos blocos de fundação, pilares e tabuleiro. O serviço é realizado por uma empresa especializada contratada pela Concessionária Rota do Oeste e deve ter duração de 12 meses. Todo o processo de recuperação da estrutura está orçado em R$ R$ 8,5 milhões custeados pelo valor arrecadado nas praças de pedágio. No local, o tráfego segue fluindo em pista simples até a finalização do serviço.

A recuperação é realizada na pista sul (sentido Cuiabá>Rondonópolis) que é a mais antiga. Luciano Uchoa, gerente de Obras e Conservação da Concessionária, explica que, para uma recuperação integral, as obras acontecem ‘de baixo para cima’ e precisam seguir etapas definidas. Por isso, a obra levará 12 meses para a conclusão, período que os motoristas precisam de atenção ao percorrer esse trecho.

Atualmente, a empresa contratada pela Rota do Oeste para a realização das obras atua na remoção do pavimento e realiza a ‘abertura de janelas’ – espaços – no tabuleiro da ponte para possibilitar a implantação novas estacas para reforço estrutural, garantindo maior estabilidade da ponte. “Nesta etapa estamos retirando o pavimento para aliviar o peso da ponte e abrindo janelas que possibilitam a instalação das novas estacas. Depois seguimos com os reforços com blocos de fundação e coroamento até os pilares e tabuleiros”, detalha Uchoa.

Após a conclusão dos serviços em andamento, estruturas subaquáticas serão reforçadas, como o alargamento das estacas e dos blocos de coroamento na base da ponte. Até o fim do processo, a estrutura superior da ponte (tabuleiro) também passará por reforma e reestruturação.

O processo de recuperação da ponte sobre o rio Vermelho teve início em 2020, quando a estrutura recebeu obras de recuperação e reestruturação dos tubulões. Esse serviço foi fundamental para reestruturar a ponte e possibilitar a realização das obras que estão em andamento nesta segunda etapa.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a estrutura tem 68 anos. Além disso, o monitoramento realizado anualmente pela Concessionária em todas as pontes existentes nos 850,9 quilômetros da BR-163 sob a responsabilidade da Rota do Oeste demonstrou a necessidade de uma intervenção mais robusta nesse trecho que conta com intenso fluxo de veículos.

Essa medida preventiva possibilitou a ação imediata por parte da empresa, que fez as intervenções necessárias para garantir a segurança dos usuários com restrição parcial do tráfego e elaboração de um projeto de reestruturação da ponte.

Informações sobre as etapas das obras e orientações de tráfego serão divulgadas regularmente pela Concessionária Rota do Oeste aos usuários da BR-364/163, que poderão acompanhar o andamento do serviço no portal da Rota do Oeste e nas redes sociais da Concessionária (Facebook/Instagram/Twitter).

Sobre as condições de tráfego em tempo real, os usuários podem entrar em contato com a Concessionária, por meio do 0800 065 0163. O setor funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e dispõe de informações de tráfego atualizadas de todo o trecho sob concessão.

Veja também

Polícia investiga omissão de socorro em acidente com motociclista em Sorriso (veja vídeos)

Bombeiros realizam resgate delicado de vítima presa em caminhão após colisão em Sorriso

Guarda Municipal intensifica capacitação para fiscalização de ciclomotores e veículos elétricos

Carro colide com motoniveladora em Sorriso; motorista é socorrido com suspeita de fratura

Sorriso: condutora possivelmente embriagada provoca acidente, tomba veículo e foge do local

Tragédia reacende alerta sobre necessidade de redutores na Rua das Heliconias, em Sorriso