SAE intensifica ações de prevenção e combate ao HIV em Sorriso durante o Dezembro Vermelho

No cenário de aumento nos casos de HIV em 2023, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Sorriso reforça suas ações de prevenção e tratamento, intensificando esforços para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico. Atualmente, mais de 570 pacientes recebem tratamento regular no SAE, e neste ano foram diagnosticados 55 novos casos.

A coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, desempenha um papel crucial na disseminação de informações sobre a Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (HIV/AIDS) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ela realiza palestras abertas ao público e, neste mês de conscientização, a programação se destaca com eventos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e na empresa Nutribrás.

No Senac, a partir das 7h30 da próxima segunda-feira, dia 04, Michelle abordará jovens e adolescentes sobre o vírus HIV e a gravidez na adolescência. A conscientização será estendida no turno da tarde do dia 05. Já em 15 de dezembro, toda a equipe do SAE marcará presença na Nutribrás, oferecendo palestras e realizando testes rápidos de ISTs das 7 às 17 horas.

Michelle destaca a importância do suporte oferecido pela equipe multidisciplinar do SAE aos mais de 570 pacientes em tratamento. Além do acompanhamento médico, o apoio psicológico é enfatizado como essencial, desmistificando o estigma associado ao HIV.

“Combater o preconceito é fundamental. Muitos pacientes enfrentam vergonha e medo da reação dos outros, sendo crucial compreender que, no combate ao HIV, o preconceito está fora de moda”, ressalta Michelle.

A enfermeira destaca ainda que receber um diagnóstico positivo para o HIV não significa desenvolver a AIDS imediatamente. O tratamento adequado, incluindo o uso de retrovirais, pode impedir a progressão da doença. A realização de check-ups anuais, com sorologia para o HIV, é enfatizada como uma prática preventiva vital.

Os exames para HIV, hepatites B e C, e sífilis são oferecidos diariamente pela saúde pública de Sorriso no SAE. A população é incentivada a incluir esses exames em seus hábitos de rotina, bastando procurar o serviço no horário das 7 às 11 horas da manhã e das 13 às 17 horas da tarde, localizado na Avenida Imigrantes, n.º 2495, Centro Norte.

O Dezembro Vermelho, marcado pela campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e outras ISTs, destaca-se como um momento crucial no enfrentamento dessas questões de saúde pública. O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1.º de dezembro.

Veja também

Primeira-dama de Mato Grosso abraça a causa da Conscientização sobre a Doença Celíaca

Sorriso inicia vacinação contra a dengue para adolescentes

Família suspeita de negligência no Hospital Regional na morte de bebê em Sorriso

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Maio Cinza: conscientização e combate ao Câncer Cerebral

Sorriso: vacina da gripe liberada para todas as idades a partir de 6 meses