Safra de grãos deve atingir 251,4 mi de toneladas, maior volume da história

A produção brasileira de grãos deverá atingir 251,4 milhões de toneladas na safra 2019/2020. De acordo com o 10º Levantamento de Grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta quarta-feira, 8, o resultado será recorde, com alta de 3,9% ou 9,3 milhões de toneladas em relação ao colhido em 2018/2019.

Para a soja, a expectativa de safra é de 120,8 milhões de toneladas, um novo recorde. A produção deve ter alta de 0,4% na comparação com o levantamento anterior e de 5,1% com a temporada 2018/2019. Apesar do forte impacto causado pelo desempenho da safra no Rio Grande do Sul, essa foi a terceira maior produtividade média registrada no país, com destaque para as produtividades recordes em Mato Grosso, Paraná, Goiás, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal.

Milho

A estimativa de produção total de milho, considerando as três safras, está previsto atingir 100,6 milhões de toneladas, representando queda de 0,4% em relação ao levantamento do mês anterior, mas acréscimo de 0,5% em relação à temporada passada.

  • Primeira safra

A primeira safra foi projetada em 25,5 milhões de toneladas, alta de 0,6% na comparação com o levantamento anterior mas queda de 0,3% na comparação com a safra passada. “Problemas climáticos na Região Sul prejudicaram o potencial produtivo das lavouras, sobretudo as do Rio Grande do Sul, reduzindo a produtividade média do país em 3,2%, comparado à safra passada. A colheita está praticamente encerrada, faltando alguns estados da região Nordeste.

  • Segunda safra

Na segunda safra, a Conab estimou produção de 73,5 milhões de toneladas, queda de 1% em relação à junho mas alta de 0,5% na comparação com o ano anterior.

“O quadro climático apresentado na região Centro-Sul frustrou a segunda safra de milho, pois, com exceção de algumas regiões, as lavouras não conseguiram expressar todo o seu potencial produtivo. Apesar do rendimento prejudicado, a produção deve ser 0,5% maior que a da última safra, compensado pelo incremento na área plantada em 6,3%”, disse a companhia.

Veja também

Princípio de incêndio atinge refeitório de empresa as margens da BR-163

Governo de MT realiza 1º Feirão SER Família Habitação com 1,5 mil imóveis disponíveis e subsídio de até R$ 25 mil

Maysa Leão participa da campanha “21 dias de ativismo” em Sorriso

Polícia Civil cumpre 41 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida em extorsão de empresários em Sinop

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio