Saúde

Salta para 73 os casos suspeitos em MT

Por: Estadão MT Publicado em 20/03/2020

O secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, acaba de atualizar o número de casos suspeitos da Covid-19 em Mato Grosso. Até agora, são 73 casos suspeitos, aguardando o resultado de exames. Ao todo, foram 123 notificações, sendo 33 casos excluídos, 16 descartados, 1 confirmação em Cuiabá e o restante, casos suspeitos. A nova doença é causada pelo novo coronavírus e já matou mais de 10 mil pessoas ao redor do mundo.

Dos 73 casos suspeitos, cerca de 40 serão submetidos ao teste já no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Cuiabá. Os demais foram submetidos ao teste realizado em São Paulo e deve demorar um pouco mais para retornar.

Mais uma vez o secretário alertou que o momento é de reclusão, de quarentena, como forma de coibir a proliferação da nova doença. O atendimento hospitalar está sendo reservado para os casos mais graves.

Gilberto alertou que os números estão desalinhados com os números oficiais do governo federal devido a problemas na transmissão de informações. O secretário também avisou que o Estado não fará atualização dos números aos finais de semana. Portanto, até segunda-feira (23) não haverá atualização dos números.

REMEDIANDO
Nós questionamos ao secretário se a demora em o Estado tomar medidas mais radicais não é um indício de que a Administração Pública prefere remediar a prevenir o caso. Gilberto respondeu que o Brasil está aprendendo.

“O Brasil está aprendendo com essa epidemia, assim como foi com o mundo. O Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas mais enérgicas de acordo com o cenário e os fatos que estão ocorrendo. Nós não tínhamos, até o dia de hoje, nenhum caso confirmado no estado de Mato Grosso. E o estado de Mato Grosso já tinha adotado medidas que outros estados não fizeram. O governador do estado está atento, está implementando um número de ações que dificultem a circulação no estado, mas é preciso adotar essas medidas dando condições pra população planejar esse trabalho”, respondeu.

Como exemplo, ele citou a suspensão das aulas na próxima segunda-feira, cujo aviso já havia sido dado no início desta semana para que todos pudessem se organizar para a mudança.

Gilberto também afirmou que o Estado tem tomado todas as medidas necessárias, em consonância com o Ministério da Saúde.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?