Para tentar levar um pouco mais de informação a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com o Instituo Federal de Mato Grosso (IFMT), promove uma oficina para debater os conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, Agricultura Familiar e Cooperativismo. Também serão abordados temas como linhas de financiamento e acesso ao PRONAF; além da apresentação dos programas da SAMA. Quem conduzirá o debate é o engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia, Bruno Maia. O evento será no dia 23, das 14 às 17 horas no IFMT.

Bruno explica que a conversa sobre segurança alimentar vai além dos três pilares citados lá no início – disponibilidade dos alimentos; o acesso à alimentação e o consumo adequado; vai mais além. “Muitas coisas interferem nesse processo: época de plantio; variedades de cultura; mudanças climáticas; escassez de recursos hídricos ou a degradação dos solos, por exemplo, interferem e muito na produção, nos custos e na oferta dos alimentos”, destaca o profissional.

A intenção é discutir o tema com a sociedade civil, agricultores familiares, estudantes e profissionais ligados ao setor agropecuário. O evento é aberto ao público. Quer participar? Anote aí: é só estar no IFMT na próxima quarta-feira, dia 23, a partir das 14 horas. O evento é gratuito.