SAMU em Sorriso: profissionais recebem treinamento intenso em atendimento Pré-Hospitalar

No próximo mês, a cidade de Sorriso iniciará as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a equipe designada para compor esse importante serviço está passando por um rigoroso curso de imersão em atendimento pré-hospitalar. A formação, que começou nesta quarta-feira (17), está sendo conduzida na Faculdade Atenas, com o apoio direto do Corpo de Bombeiros Militar.

O time do SAMU em Sorriso é composto por 24 profissionais, distribuídos entre oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem. O capitão BM Daniel Alves, comandante da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Sorriso, destaca que o curso está sendo ministrado por dois bombeiros militares locais, dois de Sinop e dois profissionais de saúde da cidade vizinha.

Durante a formação, serão abordados diversos temas essenciais para o atendimento de urgência e emergência, incluindo acidentes com traumas, hemorragias e emergências clínicas. A estabilização, classificação e regulação de vítimas também estão entre os tópicos prioritários. Os chamados para atendimento serão centralizados no número 192, e a base para a unidade do SAMU será localizada nos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME).

A programação do curso se estende até sexta-feira (19) em Sorriso. Após a conclusão, os profissionais terão a oportunidade de vivenciar na prática a rotina de trabalho do SAMU de Cuiabá. Divididos em duas equipes, eles passarão dois dias na capital do Estado: a primeira turma nos dias 22 e 23 de janeiro, e a segunda nos dias 29 e 30.

O secretário de Saúde e Saneamento (Semsas) de Sorriso destaca que a operacionalização do SAMU irá fortalecer e dinamizar o trabalho já realizado no município. Além do resgate, a implantação do SAMU permitirá a estabilização da vítima no local do incidente, representando uma mudança de paradigma crucial para a eficácia do atendimento.

O comandante dos Bombeiros enfatiza que, em muitas situações, o médico da equipe poderá medicar a vítima no próprio local, evitando, em alguns casos, a necessidade de encaminhamento para atendimento médico.

O secretário expressa gratidão ao prefeito Ari Lafin e a todos os envolvidos na concretização do SAMU em Sorriso, ressaltando que esse avanço trará melhorias significativas no atendimento de saúde à população, especialmente nos momentos mais cruciais.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade