Saúde adota novo funcionamento no período de pandemia do Coranavírus

Os atendimentos de rotina das unidades da Rede Municipal de Saúde de Sorriso estão suspensos a partir desta segunda-feira (23).  A mudança no funcionamento das unidades durante o período de pandemia de Coronavírus (Covid-19), foi definida com objetivo de mitigar a disseminação do vírus e prevenir. Até o momento o município não tem nenhum caso suspeito.

As Unidades de Saúde da Família (USF) passam a atender apenas urgências. O funcionamento se dará na modalidade de atendimento a livre demanda espontânea, com classificação de risco, exclusivamente para, casos sintomáticos onde haja suspeita de Coronavírus; casos suspeitos ou em tratamento de Dengue; outros casos vulneráveis, conforme avaliação Coordenadoria da Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e Saneamento.

As consultas médicas, de enfermagem, visitas domiciliares, acompanhamento a grupos riscos, (hipertensos, diabéticos, NASF, Academia da Saúde e gestantes) e consultas eletivas,  estão suspensas. Também fica suspensa a realização de exames laboratoriais de rotina e exames de imagem, excetos em casos específicos. Os agendamentos odontológicos estão suspensos, serão atendidas as urgências e emergências odontológicas.

Essas medidas visam minimizar o contato de possíveis casos suspeitos de COVID-19 com pessoas saudáveis, principalmente idosos.

Todos profissionais receberam orientação e capacitação para o enfrentamento ao Coronavírus, estando assim,  qualificados sobre as medidas de prevenção, triagem e acolhimento  para ofertar tratamento ao COVID 19, com base no plano de contingência do Ministério da Saúde.

Veja também

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Vigilância contra sarampo é intensificada em SP, MS e PR para evitar reintrodução do vírus

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro