Saúde de Sorriso alcança 2.584 doses aplicadas em mutirão de vacinação no sábado (24)

A ação envolveu todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que abriram as portas para vacinar a população contra a gripe e atualizar o calendário vacinal, especialmente dos grupos prioritários

O sábado, 24 de maio, foi marcado por um grande avanço na campanha de vacinação em Sorriso. As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que permaneceram abertas ao longo do dia aplicaram, juntas, 2.584 doses de vacinas, somando a imunização contra a gripe e a atualização do calendário vacinal. A iniciativa teve clima de festa para os pequenos, com a presença de personagens como Zé Gotinha, Patrulha Canina e Galinha Pintadinha, além de balões e muito carinho no atendimento.

No grupo prioritário composto por crianças, idosos e gestantes — que somam 23.386 pessoas —, já foram imunizados 8.989 cidadãos, o que representa 24,51% do total. Esses números ainda devem ser atualizados conforme o fechamento dos dados de sábado. A meta geral da campanha contra a gripe é alcançar 32.943 pessoas, incluindo, além dos já citados, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pacientes com comorbidades, indivíduos e servidores do sistema prisional e, neste ano, também os profissionais dos Correios.

A vacinação segue até 30 de junho, conforme diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), sendo destinada exclusivamente aos grupos prioritários nas unidades de saúde.

Uma importante novidade para o próximo ano é que, a partir de 2025, a vacina contra a gripe passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação de forma permanente. Isso garantirá proteção contínua para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, mesmo fora do período das campanhas sazonais.

Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinas, cartão SUS e CPF. Caso o cartão de vacinação esteja extraviado, o novo documento poderá ser emitido no próprio local.

Mobilização contra o Aedes aegypti

Além da imunização, o sábado também foi dedicado à conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Em frente ao Instituto de Audição do Mato Grosso (CERII), equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, em parceria com a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), orientaram a população sobre a importância de eliminar criadouros. O espaço também ofereceu vacinas e reforçou a mensagem: a responsabilidade de manter os ambientes livres do mosquito é de todos.

Veja também

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Sorriso se prepara para o “Natal Encantado” com grande programação na Praça das Fontes

Sorriso fecha 2025 com crescimento na arrecadação e foco no ISS diante da reforma tributária

Águas de Sorriso recebe o Prêmio Jubileu de Prata concedido pela Câmara Municipal

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT

Operação Lei Seca realiza 48ª edição em Sorriso com 98 notificações e 11 prisões