Saúde em pauta no Voz do Povo: secretário esclarece atendimento, exames e medicamentos em Sorriso

O tema saúde foi destaque no programa Voz do Povo desta terça-feira, 27 de janeiro, com entrevista ao vivo nos estúdios da emissora ao secretário municipal de Saúde, Vânio Jordani.

Durante a participação, o gestor respondeu a diversos questionamentos encaminhados por ouvintes por meio do Fala Cidadão, acumulados ao longo das últimas semanas. Entre os principais pontos abordados esteve o atendimento por especialidades médicas no município, como reumatologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, entre outras. O secretário explicou como está organizada a oferta desses serviços e os esforços da pasta para reduzir filas e ampliar o acesso da população.

Outro tema recorrente foi o fornecimento de medicamentos e fraldas. Segundo Vânio Jordani, não há falta desses insumos na rede municipal de saúde, Vgarantindo tranquilidade aos usuários do sistema público.

Quanto aos exames, o secretário anunciou uma ampla melhoria a partir de fevereiro, com a entrada em vigor de novos convênios com laboratórios da rede privada. Atualmente, Sorriso possui uma demanda aproximada de 3 mil exames por dia, mas consegue realizar cerca de 1.700 diariamente. Com a conclusão das novas licitações — previstas para serem assinadas até 4 de fevereiro —, a expectativa é dividir a demanda: 50% atendida pelo laboratório público municipal e 50% pela rede privada local.

Vânio Jordani também destacou os avanços na telemedicina, explicando o funcionamento do serviço e reforçando que a Secretaria Municipal de Saúde mantém um olhar voltado à humanização do atendimento, mesmo com o uso da tecnologia.

Por fim, o secretário reforçou a importância da atualização do Cartão SUS, orientando que todos os cidadãos sorrisenses procurem suas unidades de saúde de referência para manter o cadastro em dia, o que facilita o acesso aos serviços e melhora a organização do sistema.

Veja mais no vídeo.

Veja também

PM realiza prisão por tráfico de drogas durante Operação Tolerância Zero em Sorriso

Rede Estadual de MT tem mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026

Restituição de taxas e multas do Detran pode ser solicitada de forma online

PRF apreende eletrônicos e medicamentos proibidos na BR-163 entre Sorriso e Sinop

Homem de 63 anos é encontrado morto em propriedade rural de Sorriso

RGA de 5,4% é aprovada e será incorporada ao salário de janeiro