Saúde mental de crianças e adolescentes na campanha Janeiro Branco é tema de entrevista na Voz do Povo

Nesta terça-feira (09), o programa “A Voz do Povo” abordou o importante tema da saúde mental de crianças e adolescentes em meio à campanha Janeiro Branco. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional desde a infância.

A psicóloga infanto-juvenil Hemily Oldoni foi a convidada especial da entrevista, oferecendo insights valiosos sobre a necessidade de observar o desenvolvimento psicológico das crianças. Segundo ela, é crucial compreender que muitos problemas sérios de saúde mental observados na idade adulta têm suas raízes na infância.

Oldoni destacou a importância de identificar precocemente sinais de sofrimento psíquico nas crianças e adolescentes, permitindo a intervenção adequada e o suporte necessário. A entrevista proporcionou uma reflexão sobre como a atenção à saúde mental desde a fase inicial da vida pode prevenir ou mitigar desafios emocionais futuros.

“A infância é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo. Observar de perto o comportamento e as emoções das crianças pode ser determinante para proporcionar um ambiente saudável e contribuir para a construção de uma base sólida para a saúde mental ao longo da vida”, ressaltou Hemily Oldoni.

Durante o programa, foram abordadas estratégias para promover o bem-estar emocional das crianças, incluindo a importância do diálogo aberto, da escuta atenta e do apoio familiar. A psicóloga também enfatizou a relevância da educação emocional nas escolas como uma ferramenta valiosa para equipar as crianças com habilidades emocionais desde cedo.

A campanha Janeiro Branco busca sensibilizar a sociedade para a necessidade de cuidar da saúde mental em todas as fases da vida, e a entrevista com Hemily Oldoni contribuiu significativamente para ampliar a conscientização sobre a importância desse cuidado, especialmente quando se trata das gerações mais jovens.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade