Secel busca soluções para atender demandas do segmento de academias

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está mantendo reuniões frequentes com o segmento de profissionais e empresas ligadas à oferta de atividades físicas. Com mais de mil academias em Mato Grosso, e aproximadamente 10 mil trabalhadores, o setor passa por dificuldades por terem suas atividades suspensas devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com o secretário da Secel, Allan Kardec, a pasta vem buscando oferecer o suporte possível, atuando em contato com o Poder Legislativo e órgãos do Governo, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da agência de fomento estadual, Desenvolve MT.

“O setor foi um dos primeiros a ter os serviços suspensos para ajudar a conter a expansão do coronavírus. Estamos trabalhando para encontrar formas de atender as suas reivindicações e buscar recursos para minimizar os impactos econômicos provocados pela pandemia”, explica.

No início da semana, o titular da Secel , Allan Kardec, e o adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho,  se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e representantes do Desenvolve MT e de academias e escolas de ginástica, musculação, natação,  higroginástica e crossfit para discutir as dificuldades do segmento durante o período de isolamento social. A principal demanda tratada na reunião foi a perspectiva de uma linha de crédito mais atrativa do que o mercado oferece para que o segmento possa se manter enquanto durar as medidas de restrição social. 

A outra reivindicação diz respeito ao cronograma de retorno das atividades. Foram discutidas possibilidades de iniciar a retomada de atividades ao ar livre e de personal trainners que não realizam atividades em área fechada.

Além disso, a Secel está atuando junto à Assembleia Legislativa para declarar o segmento de atividades físicas como prioritário à sociedade. Um projeto de lei está em discussão para que os espaços que oferecem essas atividades tenham incentivos fiscais e possibilite que seus serviços sejam mais acessíveis a toda população.

“É um segmento que oferece atividades voltadas à promoção da saúde. São espaços essenciais para a sociedade, por isso precisam ser declarados como prioridade. E esse projeto de lei pretende beneficiar esses empreendimentos com incentivos para que seus serviços sejam mais baratos e possam ser alcançados por mais pessoas”, defende Allan Kardec.  

Veja também

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar