Seciteci divulga trabalhos vencedores da 19ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), divulgou os trabalhos vencedores da XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), realizada de 18 a 20 de outubro, na Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Com o tema “Lançando Jovens Talentos da Escola para o Mundo”, o evento reuniu 43 trabalhos de escolas da rede pública e privada de ensino de todo o Estado.

Foram premiados os nove projetos com melhor pontuação nas categorias Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Cada um dos alunos participantes dos projetos foi premiado com um smarthphone e um óculos de realidade virtual.

Os três projetos da categoria Ensino Médio e Técnico com maior pontuação na avaliação também foram indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace/Usp).

Já a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) premiou os 20 projetos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, melhor selecionados na avaliação, com 20 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ). As bolsas terão a duração de até 12 meses.

O Instituto Farmun, parceiro do evento, também premiou o projeto com a melhor pontuação na Categoria Agro, sendo: um notebook para o aluno premiado; R$ 25 mil para projeto na escola; um curso de capacitação para o professor orientador, e um curso na área de gestão para o diretor da escola.

O evento trouxe a importância da difusão da ciência no ambiente escolar. Os alunos foram desafiados a desenvolver ideias e soluções nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Economia Criativa. As soluções devem ser capazes de dinamizar as relações econômicas na busca pela superação das desigualdades regionais.

Mais de 5 mil pessoas participaram das atividades que envolveram a XIV Mostra Estadual. Experimentos de escolas e universidades, palestras, jogos, oficinas e outras atividades de popularização da ciência foram destaques do evento.

Considerada o maior evento de popularização da ciência de Mato Grosso, a Mostra fez parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Seciteci, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Parque Tecnológico, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Farmun, Museu Dom Aquino, Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), a startup Estuda.com e a Supergeeks Escola de Robótica.

CONFIRA AQUI A LISTA DOS PREMIADOS NA MECTI

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo