Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Zika em Sorriso

A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira (21), o boletim 06/2024, revelando que os números de casos de dengue, Chikungunya e Zika continuam a crescer de forma preocupante. O novo boletim apresenta 406 confirmações para dengue, 205 para Chikungunya e um caso de Zika. Comparado ao boletim de 7 de maio, houve um aumento significativo de casos, especialmente de Chikungunya, que passou de 93 para 205 registros em apenas 15 dias. Atualmente, 989 casos de dengue e 43 de Chikungunya estão em investigação.

“Os números do início de maio já haviam acendido o alerta e agora nos preocupamos ainda mais; já vínhamos alertando a população sobre a necessidade de eliminar criadouros e manter os cuidados. Observamos um avanço contínuo dos casos de dengue, Chikungunya e Zika em todo o país e trabalhamos muito para que esse pico não ocorresse aqui também, mas precisamos muito do apoio da população nesse sentido”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

Segundo Taynná, a maioria das amostras encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) estão testando positivas para Chikungunya. Ela enfatizou a necessidade da colaboração de todos para evitar o aumento no número de casos e interromper o ciclo de proliferação do mosquito.

Além de eliminar criadouros, é crucial que a população procure auxílio profissional ao sentir sintomas relacionados às enfermidades. Sorriso disponibiliza testes rápidos para dengue nos PSFs e na UPA, além de testes para Chikungunya e Zika realizados no Laboratório Municipal mediante solicitação das unidades de saúde. “É mais uma forma de garantirmos agilidade no diagnóstico e tratamento”, acrescentou a enfermeira.

Outra preocupação é a quantidade de lixo encontrada nos quintais, o que também atrai animais peçonhentos. A equipe de agentes de combate a endemias (ACEs) continua a encontrar focos de lixo e criadouros, muitas vezes em locais reincidentes, o que leva à necessidade de intervenção do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) para acompanhamento e aplicação de multas.

Denúncias e Recomendações

Para situações com criadouros, a recomendação é contatar a equipe técnica ou fazer denúncias via Ouvidoria pelo 150 ou pelo aplicativo da Vigilância Sanitária via Unidade Sentinela no número (66) 99600-1462.

Dicas para Evitar a Proliferação do Mosquito

  1. Retire os pratinhos nos vasos de plantas e faça furos nos vasos para vazar a água.
  2. Coloque terra ou areia até a borda nos vasos.
  3. Mantenha a caixa d’água fechada.
  4. Retire as embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos.
  5. Não deixe recipientes como copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos pelo quintal.
  6. Descarte o lixo em lugares adequados, inclusive quando estiver na rua.
  7. Verifique a situação das calhas de sua residência.
  8. Use repelentes e cuide-se.

Serviço de Coleta de Resíduos Sólidos

Para ajudar na limpeza do quintal, a Prefeitura oferece o serviço de coleta de resíduos sólidos, que inclui o recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos, restos de jardins e vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos. Confira o calendário de coleta no site da Prefeitura.

Veja também

Sorriso: nova recepção da UPA entra em funcionamento nesta quarta-feira

Morbach Pharma atende em Sorriso nesta quinta-feira com medicamentos fitoterápicos

Secretaria de Saúde de Sorriso divulga boletim com dados alarmantes de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

Vício em jogos foi tema de entrevista com Psiquiatra no programa A Voz do Povo

Covid-19: “Imunização periódica é a maior arma contra a doença”, diz infectologista

Prefeitura de Sorriso entrega ônibus avaliado em R$ 1,1 milhão para transporte de pacientes