Secretaria de Saúde informa que reestruturação no Hospital Regional de Sorriso já começou

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou, por meio de nota, que o Governo já começou reestruturação do Hospital Regional de Sorriso (a 420 km de Cuiabá). A resposta veio após o Ministério Público do Estado (MPE) oferecer Ação Civil Pública contra o Estado para investigar fila de pacientes na unidade. Apesar disso, a gestora negou que tenha sido notificada sobre o processo.

De acordo com a assessoria de imprensa da SES-MT, o Hospital Regional de Sorriso teve a reforma do pronto atendimento, da cozinha, do refeitório, da UTI adulto e nova recepção concluídos recentemente. Também foi iniciada a reestruturação de 32 leitos de enfermaria, do bloco administrativo, do laboratório e da nova sala de tomografia. A SES-MT informou também que será iniciada a readequação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e do banco de Leite.

Apesar de ainda não ter sido notificada, a secretaria informou que prestará todos os esclarecimentos ao MPE e a Justiça assim que for notificada. De acordo com a denúncia, o órgão ministerial requer que o Estado elabore em 120 dias plano de reforma institucional do funcionamento e realize as adaptações em no máximo 12 meses.

Denúncia

Conforme consta, na argumentação da ação civil, há uma longa fila de espera por cirurgias na unidade de saúde, com 545 pessoas aguardando. Segundo a denúncia, a demora decorre de problemas de natureza estrutural como falta de planejamento orçamentário adequado para o atendimento da demanda, carência de profissionais, precariedade da estrutura físico predial e falta de materiais, equipamentos e insumos médicos.

O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas citou que o tempo de espera para a obtenção das cirurgias foi agravado com a pandemia da Covid-19, na qual as cirurgias eletivas foram suspensas. “O que já era demasiadamente longo antes da pandemia do coronavírus, foi sobrelevado consideravelmente em virtude da suspensão da realização de cirurgias durante a pandemia”, narrou o promotor.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação