Secretaria de Saúde registra aumento nos atendimentos por conta do tempo seco

A baixa umidade, o calor intenso e a fumaça dos últimos dias têm trazido consequências diretas à saúde. Dados da Secretaria de Saúde e Saneamento apontam um aumento médio de 15% na busca por atendimentos em unidades de saúde, tanto das unidades básicas, quanto a UPA Sara Akemi Ichicava.

Na UPA, por exemplo, foram registrados 350 atendimentos nesta terça-feira (10 de setembro), frente aos 300 atendimentos que vinham sendo realizados, em média, na unidade.

A pneumologista Simone Gomes de Oliveira, que integra a rede de profissionais da Secretaria, destaca que crianças, idosos, pessoas com a imunidade reduzida, pacientes com doenças respiratórias crônicas e alérgicos são mais suscetíveis a sofrer as complicações pelo tempo seco.

A orientação da especialista é evitar exposição ao calor intenso, reforçar a hidratação, manter ambientes livres de poeira e, se possível, disponibilizar bacias de água ou toalhas molhadas para melhorar a umidade do ar. Para os pacientes crônicos, reforça a médica, é fundamental manter a medicação em dia.

Veja também

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Comunidade Santa Luzia realiza tradicional Jantar Italiano neste sábado em Sorriso

Obras de pavimentação são iniciadas na Linha Norte, em Sorriso

Carreta tomba em cruzamento da Avenida Blumenau com MT-560 em Sorriso

Sorriso: jovem fica em estado gravíssimo após colisão de carro e moto

Motorista morre após caminhão despencar de ponte em estrada rural de Sorriso