Secretaria de Saúde registra aumento nos atendimentos por conta do tempo seco

A baixa umidade, o calor intenso e a fumaça dos últimos dias têm trazido consequências diretas à saúde. Dados da Secretaria de Saúde e Saneamento apontam um aumento médio de 15% na busca por atendimentos em unidades de saúde, tanto das unidades básicas, quanto a UPA Sara Akemi Ichicava.

Na UPA, por exemplo, foram registrados 350 atendimentos nesta terça-feira (10 de setembro), frente aos 300 atendimentos que vinham sendo realizados, em média, na unidade.

A pneumologista Simone Gomes de Oliveira, que integra a rede de profissionais da Secretaria, destaca que crianças, idosos, pessoas com a imunidade reduzida, pacientes com doenças respiratórias crônicas e alérgicos são mais suscetíveis a sofrer as complicações pelo tempo seco.

A orientação da especialista é evitar exposição ao calor intenso, reforçar a hidratação, manter ambientes livres de poeira e, se possível, disponibilizar bacias de água ou toalhas molhadas para melhorar a umidade do ar. Para os pacientes crônicos, reforça a médica, é fundamental manter a medicação em dia.

Veja também

Hospital da Mulher e Maternidade Amor de Mãe apresenta balanço de atendimentos e esclarece ações

Encantos da Gastronomia será lançado nesta sexta; concurso vai escolher o prato típico de Sorriso

Jovem é presa em Sorriso por simular caso de assédio sexual em loja

Saiba como se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil no seu celular

Governo prorroga até 2026 prazo para contestar descontos indevidos em benefícios do INSS

Ari Lafin anuncia filiação aos Republicanos e mira vaga na Assembleia Legislativa em 2026