Secretaria Estadual de Meio Ambiente emite licença de instalação para construção de trecho da ferrovia em Mato Grosso

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) emitiu ontem (19), a licença de instalação para a construção do terceiro trecho da 1ª ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com uma extensão de 108,4 km, a autorização permite a construção dos trilhos entre Juscimeira e Primavera do Leste. Com isso, o total de licenças concedidas até o momento soma aproximadamente 180 km de extensão da construção dos trilhos, que partirão de Rondonópolis, passando por Juscimeira, até chegar a Primavera do Leste.

O processo de licenciamento é realizado em três fases, com a emissão da Licença Prévia, seguida pela licença de Instalação, como ocorreu agora. A próxima etapa será a obtenção da Licença de Operação, que poderá ser concedida quando a obra estiver concluída, permitindo o efetivo funcionamento do modal ferroviário.

A Secretaria considerou os estudos e relatórios de impacto ambiental apresentados pela empresa responsável, os quais incluem medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos. A Sema também realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de uma audiência pública para ouvir a sociedade mato-grossense, conforme informado pela assessoria.

A construção da ferrovia foi uma iniciativa articulada pelo governador Mauro Mendes, com o objetivo de posicionar Mato Grosso como um importante ponto na rota logística nacional. O projeto completo prevê a criação de um corredor ferroviário de 740 km, conectando os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, com um investimento estimado em R$ 11,2 bilhões.

Recentemente, foi concluída a construção do primeiro viaduto sobre a BR-163, em Rondonópolis, que servirá de passagem para os trens em direção ao terminal de cargas. Agora, iniciam-se as obras de terraplanagem ao longo do trajeto onde serão instalados os trilhos até Cuiabá.

Veja também

CTG Recordando os Pagos celebra Semana Farroupilha com programação especial em Sorriso

Atello Incorporadora apresenta Projeto Audaz em Sorriso

Jovem cadeirante compartilha história no Setembro Verde em Sorriso

Inscrições abertas para processo seletivo do Corpo de Bombeiros com vagas em Sorriso

Turismo em Mato Grosso bate recorde em 2024 e se consolida como motor da economia

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal