Secretaria Estadual de Meio Ambiente emite licença de instalação para construção de trecho da ferrovia em Mato Grosso

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) emitiu ontem (19), a licença de instalação para a construção do terceiro trecho da 1ª ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com uma extensão de 108,4 km, a autorização permite a construção dos trilhos entre Juscimeira e Primavera do Leste. Com isso, o total de licenças concedidas até o momento soma aproximadamente 180 km de extensão da construção dos trilhos, que partirão de Rondonópolis, passando por Juscimeira, até chegar a Primavera do Leste.

O processo de licenciamento é realizado em três fases, com a emissão da Licença Prévia, seguida pela licença de Instalação, como ocorreu agora. A próxima etapa será a obtenção da Licença de Operação, que poderá ser concedida quando a obra estiver concluída, permitindo o efetivo funcionamento do modal ferroviário.

A Secretaria considerou os estudos e relatórios de impacto ambiental apresentados pela empresa responsável, os quais incluem medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos. A Sema também realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de uma audiência pública para ouvir a sociedade mato-grossense, conforme informado pela assessoria.

A construção da ferrovia foi uma iniciativa articulada pelo governador Mauro Mendes, com o objetivo de posicionar Mato Grosso como um importante ponto na rota logística nacional. O projeto completo prevê a criação de um corredor ferroviário de 740 km, conectando os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, com um investimento estimado em R$ 11,2 bilhões.

Recentemente, foi concluída a construção do primeiro viaduto sobre a BR-163, em Rondonópolis, que servirá de passagem para os trens em direção ao terminal de cargas. Agora, iniciam-se as obras de terraplanagem ao longo do trajeto onde serão instalados os trilhos até Cuiabá.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo