Secretaria Estadual de Meio Ambiente emite licença de instalação para construção de trecho da ferrovia em Mato Grosso

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) emitiu ontem (19), a licença de instalação para a construção do terceiro trecho da 1ª ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com uma extensão de 108,4 km, a autorização permite a construção dos trilhos entre Juscimeira e Primavera do Leste. Com isso, o total de licenças concedidas até o momento soma aproximadamente 180 km de extensão da construção dos trilhos, que partirão de Rondonópolis, passando por Juscimeira, até chegar a Primavera do Leste.

O processo de licenciamento é realizado em três fases, com a emissão da Licença Prévia, seguida pela licença de Instalação, como ocorreu agora. A próxima etapa será a obtenção da Licença de Operação, que poderá ser concedida quando a obra estiver concluída, permitindo o efetivo funcionamento do modal ferroviário.

A Secretaria considerou os estudos e relatórios de impacto ambiental apresentados pela empresa responsável, os quais incluem medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos. A Sema também realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de uma audiência pública para ouvir a sociedade mato-grossense, conforme informado pela assessoria.

A construção da ferrovia foi uma iniciativa articulada pelo governador Mauro Mendes, com o objetivo de posicionar Mato Grosso como um importante ponto na rota logística nacional. O projeto completo prevê a criação de um corredor ferroviário de 740 km, conectando os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, com um investimento estimado em R$ 11,2 bilhões.

Recentemente, foi concluída a construção do primeiro viaduto sobre a BR-163, em Rondonópolis, que servirá de passagem para os trens em direção ao terminal de cargas. Agora, iniciam-se as obras de terraplanagem ao longo do trajeto onde serão instalados os trilhos até Cuiabá.

Veja também

Sorriso: motociclista fica gravemente ferido após bater cabeça contra parede de loja na Brescansin

Perdeu o controle: caminhão carregado com carvão tomba em rotatória da BR-163 em Sorriso

Correria no Park Shopping: segurança flagra furto e impede fuga de dupla

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Campanha “Amigos do Sangue” encerra edição 2025 com voos panorâmicos para doadores em Sorriso

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de crimes motivados por disputas de terra no interior de MT