Secretaria realiza vacinação domiciliar de idosos acima de 80 anos

A vacinação domiciliar está sendo realizada no Jonas Pinheiro e distritos de Boa Esperança e Primavera

Desde o início da imunização contra a Covid-19 em Sorriso (21 de janeiro), 1.736 pessoas foram vacinadas. Desse total, 1.535 são profissionais da área da saúde e 201 são idosos com idade superior a 80 anos. Há ainda 30 doses no estoque que devem ser aplicadas até amanhã (17). Após o mutirão realizado no sábado (14) em que foram vacinados 161 idosos, hoje (16) a equipe segue com as imunizações domiciliares. Nesta manhã, as equipes estão concentradas no Assentamento Jonas Pinheiro e nos distritos de Boa Esperança e Primavera. No Jonas Pinheiro, 10 idosos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mesmo número (10), de idosos imunizados em Primavera; já no Distrito de Boa Esperança foram 20 imunizados.

Independente do local, o sentimento de todos é o mesmo: alívio. Outra sensação comum, visível no olhar de quem recebe a imunização e também no dos familiares, é a esperança. Quem conta é a responsável pelo departamento de Imunização, Kátia Dal Prá. “Você percebe a emoção de quem é vacinado e também dos familiares. A vacina é a esperança de que com o tempo as coisas poderão voltar ao normal”, relata.

E do lado de quem está recebendo a “picadinha de esperança” o sentimento é de gratidão. Foi com essa emoção que Luciana Estruzani foi às redes sociais hoje para agradecer o carinho e atenção da equipe do PSF Jonas Pinheiro, responsável por imunizar em casa a vovó Shigneko Okada.

Para o gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, saber que as pessoas estão sendo vacinadas é gratificante. O secretário lembra que o município está realizando o pré-cadastro online para a vacinação de idosos e de profissionais da saúde. Desde que entrou no ar, em 09 de fevereiro, o sistema já registrou 4.730 solicitações. Destas, 759 são de profissionais da saúde e 3.971 de idosos.

Ao falar do pré-cadastro, Marchioro pontua que todas as solicitações estão sendo analisadas pela equipe técnica, pois inserir o nome no cadastro online não equivale a agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses. Nós iniciamos a imunização no dia 9, seguindo os registros do cadastro e atendendo por prioridades”, diz.

A priorização de que fala o secretário é por idade, dessa forma, estão sendo vacinados antes os idosos na faixa etária de 90 anos, depois 80, 70 até os 60 anos. Essa ordem sequencial também é seguida para imunizar os profissionais da saúde.

O pré-cadastro deve ser feito pelo site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/. Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. “Nossas ACSs iniciaram ontem (15) a busca ativa pelos idosos que não tem internet. A ideia é fazer um pente fino e incluir todas as pessoas acima dos 60 anos no cadastro”, explica. Outra opção ainda é ligar no 150 . “No caso de idosos o cadastro pode ser feito pelo 150; profissionais de saúde não há como porque há necessidade de comprovar o vínculo empregatício”, pontua o secretário. Qualquer dúvida em relação ao cadastro também pode ser esclarecida pelo 150.

 Marchioro salienta ainda que a Câmara de Vereadores também se colocou à disposição para a realização do pré-cadastro online. Assim, quem não tem acesso à internet pode procurar a Câmara de Vereadores na Avenida Porto Alegre ou então a Sala do Cidadão no São Domingos. Conforme o secretário, assim que novas doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde, o pré-cadastro será aberto para outros grupos, sempre seguindo a ordem de prioridades estipulada pelo Governo Federal.

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril