Secretário confirma suspensão do concurso público da prefeitura de Sorriso por 90 dias

A suspensão foi confirmada nesta terça-feira (04-07) em entrevista coletiva do secretário de Administração, Estevam Húngaro Calvo Filho. A medida foi adotada com o objetivo de encaminhar toda a documentação ao Ministério Público para uma investigação aprofundada. Embora não tenham sido identificados indícios de irregularidades no concurso de Sorriso, a decisão foi tomada devido aos acontecimentos em um município vizinho, que resultaram em uma operação da Polícia Civil.

De acordo com Estevam, o concurso será submetido a uma análise minuciosa e, caso o Ministério Público identifique indícios ou provas de irregularidades relacionadas à mesma empresa investigada pela polícia, a prefeitura cancelará o concurso. O secretário destacou a importância dos princípios da moralidade, interesse público e segurança jurídica na tomada de decisão, enfatizando que qualquer fundamentação relacionada a esses princípios resultará no cancelamento do concurso.

Até o momento, os documentos recebidos não justificam o cancelamento do contrato anteriormente firmado por meio de um processo licitatório. Todas as denúncias recebidas foram encaminhadas ao Ministério Público, e uma investigação já estava em andamento antes dos acontecimentos recentes. No entanto, os novos eventos, que incluem a prisão de indivíduos, incluindo políticos, levaram à suspensão do concurso e a uma análise mais detalhada.

Estevam ressaltou que, atualmente, não há intenção de cancelar o concurso em Sorriso, pois não existem denúncias concretas ou provas de fraudes no município. A comissão responsável pela análise concluiu que não havia fatos graves o suficiente para justificar o cancelamento ou a suspensão do concurso em andamento. O secretário enfatizou a importância de garantir o direito de defesa antes de tomar qualquer medida. No entanto, se forem encontradas falhas graves, o concurso será cancelado.

Em relação aos custos, Estevam esclareceu que o município de Sorriso ainda não incorreu em despesas significativas relacionadas ao concurso, uma vez que o pagamento só será efetuado ao final do contrato, com base na entrega de todo o processo, o que provavelmente não ocorrerá.

No dia 29 de junho, a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a operação Ápate, que resultou em 84 ordens judiciais contra suspeitos de fraude no concurso da prefeitura de Mirassol D’Oeste, localizado a 300 km de Cuiabá. O responsável por intermediar a compra do gabarito entre os candidatos e a empresa organizadora do concurso foi preso como operador do esquema. Além disso, outras pessoas, incluindo a chefe de gabinete da prefeitura, o vice-prefeito de Porto Esperidião e o proprietário da empresa, também foram presas preventivamente.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal