Secretário de Assistência Social de Várzea Grande é preso em Operação da PF que investiga fake news

O secretário de Assistência Social de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Gustavo Henrique Duarte, foi preso nesta sexta-feira (14) durante uma operação da Polícia Federal que investiga a disseminação de notícias falsas contra o governador Mauro Mendes nas eleições de 2022. A informação foi divulgada pelo G1.

A prefeita Flávia Moretti anunciou que Gustavo será exonerado e que Cristina Saito, então secretária-adjunta, será nomeada para a chefia da pasta.

De acordo com a Polícia Federal, a prisão ocorreu por desacato, após um desentendimento entre Gustavo e os agentes que cumpriam mandados de busca e apreensão em sua residência.

No total, três mandados de busca e apreensão foram executados em Cuiabá e Várzea Grande. Durante as diligências, os policiais apreenderam celulares e outros materiais considerados relevantes para a investigação.

A operação também investiga o suposto uso irregular das redes sociais por integrantes da gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice, Tião da Zaeli, para disseminar fake news durante a campanha eleitoral de 2022.

Denúncia de Nepotismo na Administração Municipal

Além da operação da PF, a gestão municipal enfrenta outro problema. O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pediu a intimação da prefeita Flávia Moretti (PL) por descumprir uma decisão judicial que determinava a exoneração imediata de parentes nomeados para cargos comissionados ou funções gratificadas, incluindo seu marido, Carlos Alberto de Araújo, que ocupa o cargo de secretário de Assuntos Estratégicos. O pedido foi apresentado em 11 de junho.

Em nota, a Prefeitura de Várzea Grande argumentou que cargos de secretário municipal são de confiança e que há jurisprudência no Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo a nomeação de cônjuges em determinadas situações.

Apesar da decisão judicial, a prefeita declarou que recorrerá e manterá seu marido no cargo. Segundo informações do Portal da Transparência, o salário base de um secretário municipal é de R$ 10 mil.

 

Veja também

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

Juíza Eleitoral de Sorriso esclarece que eleição de 2024 já seguiu nova decisão do STF e não haverá recontagem

Vereador destaca recursos para saúde, secretaria da Mulher e ações para o Jonas Pinheiro

Governo de MT entrega contas ao TCE e destaca aplicação de 18% em investimentos

Mudanças na Câmara de Sorriso dependem de decisão da Justiça Eleitoral, explica assessor

Bolsonaro visita Sorriso e participa de eventos no Norte de Mato Grosso