Eles explicaram que o NIF atua como fiscalizador, sem poder de polícia, e que todas as denúncias são verificadas, com encaminhamentos a outras autoridades quando necessário
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta quinta-feira (23) o secretário de Cidade, Jan Assad Lahham, e o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel, para esclarecer o funcionamento do órgão diante de diversas dúvidas encaminhadas pelos ouvintes por meio do canal Fala Cidadão.
Durante a entrevista, os convidados destacaram que o NIF atua como órgão fiscalizador e não possui poder de polícia. Segundo eles, todas as denúncias que chegam ao núcleo são devidamente verificadas e, se houver necessidade, outras autoridades competentes são acionadas para atuar conforme o caso.
Sobre os recentes registros de ataques de animais, o coordenador Gabriel explicou que o primeiro chamado deve ser direcionado ao Corpo de Bombeiros, que presta o socorro inicial às vítimas. Se necessário, também é feito o acionamento da autoridade policial. Já o NIF atua notificando empresas ou cidadãos responsáveis, orientando para que resolvam as irregularidades.
O secretário Jan ressaltou que a população pode entrar em contato com o NIF pelo telefone fixo (66) 3545-4769, com atendimento das 7h às 13h. Fora desse horário, denúncias e solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp no número (66) 99627-2611. Como alternativa, a Secretaria da Cidade também está à disposição pelo telefone (66) 3545-8370.
Jan Lahham informou ainda que, em breve, promoverá uma reunião com lideranças de associações de moradores e representantes da Casa dos Conselhos para discutir melhorias no atendimento do NIF e ampliar a proximidade com a população.