TV A Voz do Povo

Secretário Estevam Calvo e enfermeiro Matheus Leandro falam sobre cápsulas Vanessa (Vídeo)

Por: Tâmara Figueiredo R9 News Publicado em 08/07/2020

O secretário Estevam Calvo Filho, juntamente com o enfermeiro Matheus Leandro Freiria estiveram no programa A Voz do Povo desta quarta-feira, para trazer mais detalhes sobre a Cápsula Vanessa, que o municipio de Sorriso já recebeu 10 unidades e deverá receber mais cinco para atender pacientes com a COVID-19 em tratamento no Hospital de Campanha e na UPA.

Segundo o secretário Estevam o equipamento não possui patente e é possível fazer sua reprodução já que é bastante simples. A cápsula Vanessa é bem simples e foi projetada com  armação de canos de PVC coberta com uma tenda de vinil, e uma ventoinhas com filtros antivirais e antibacterianos para permitir a circulação do ar com o exterior com mais segurança e para dispersar o gás carbônico do interior, mantendo um maior nível de oxigenação. O uso dessas ventoinhas também cria um ambiente de pressão negativa no interior da cápsula, permitindo que os aerossóis não escapem quando o zíper é aberto pelo médico ou enfermeiro para realizar qualquer procedimento no paciente.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-07-08-at-10.42.45-1024x768.jpeg

O coordenador da Atenção Especializada Matheus Freiria, explicou que o uso da cápsula Vanessa protege os servidores e pode evitar a intubação.

As cápsulas já estão sendo montadas e deverão estar disponíveis para uso ainda nesta quarta-feira no Hospital de Campanha e na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA).

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?