Secretário explica motivação para decreto de Situação de Emergência em Sorriso

Em entrevista ao programa A Voz do Povo, o novo titular da pasta de Agricultura, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia de Sorriso, Coronel Denardi comentou a decisão conjunta entre a Administração Municipal, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o recém-criado Comitê de Monitoramento Climático, o prefeito Ari Lafin, que resultou em um decreto declarando situação de emergência no município de Sorriso. A medida foi tomada em resposta às chuvas abaixo da média nos meses de novembro e dezembro, associadas a ondas de calor que impactaram negativamente a região.

O decreto destaca a significativa influência da estiagem nos setores econômicos e sociais, com ênfase na redução da produção de culturas essenciais como soja, milho, algodão e feijão. Tais perdas afetam diretamente as propriedades rurais do município, resultando em um cenário desafiador para os agricultores locais.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) alertou para a situação de emergência, salientando que Sorriso é reconhecido como a “Capital Nacional do Agronegócio”, com uma produção agrícola estimada em 630,000 hectares, conforme estabelecido pela Lei Federal n° 12.724/2012.

A decisão conjunta com o Comitê de Monitoramento Climático foi motivada pela preocupação com a atipicidade da escassez de chuvas para o período e pela previsão de frustração da safra agrícola. Essa situação, segundo o decreto, impede que os agricultores cumpram seus compromissos de financiamento dos cultivos e contratos futuros, gerando alerta e endividamento no comércio de insumos local. Os reflexos disso são sentidos não apenas na economia e indústria, mas também na vida social da população local.

O documento ressalta que a chuva mensal acumulada, nos meses de setembro a dezembro de 2023, totaliza apenas 399.2 mm, enquanto a média histórica para o mesmo período seria de aproximadamente 1000 mm. O secretário de agricultura e meio ambiente, Coronel Denardi, comentou sobre a situação em uma entrevista ao programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM, destacando a gravidade do cenário e a necessidade de medidas emergenciais para minimizar os impactos na comunidade local.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade