Secretário Gilberto Figueiredo se reúne com prefeitos do consórcio de Saúde para anunciar entrega da reforma e ampliação do Hospital Regional e retorno de cirurgias eletivas

Ala Covid do Hospital Regional será fechada e UTIs da nova ala deverão atender cirurgias eletivas, urgências e emergências.

 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo esteve reunido nesta terça-feira (17/08) com representantes e prefeitos de 15 municípios da região Médio Norte e secretários, na sede do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires, em Sorriso.

Durante a reunião, foram debatidos diversos pontos como o atendimento à saúde em nível regional, parcerias, realização de exames e cirurgias, reforma e ampliação do Hospital Regional, aumento na oferta de leitos de UTI para o Hospital Regional, entre outros.

Gilberto Figueiredo explicou que 10 leitos de UTI serão transferidas para a ala nova do Hospital Regional e posteriormente a ala velha da UTI deverá ser reformada e entregue para a população. Com o redirecionamento dessas UTIs, que eram para atendimento exclusivo da COVID, o retorno das cirurgias eletivas será imediato.

O secretário anunciou que na próxima segunda-feira (23/08), às 15 horas, será entregue a obra de reforma e ampliação do Hospital Regional de Sorriso. “O governo do Estado vai entregar a primeira parte da reforma e ampliação do Hospital Regional de Sorriso. Nesta primeira parte dedicada ao pronto atendimento tínhamos previsto, face a pandemia, implementar 20 novos leitos de UTI covid e 20 leitos de enfermaria, mas em conversa com prefeitos e secretários entendemos que pela baixa taxa de ocupação de leitos de UTI no estado, e pela necessidade do retorno do programa das cirurgias eletivas, decidimos junto com os prefeitos da região não implementar leitos de UTI Covid aqui, serão transferidos dois pacientes de UTI para outros leitos próximos e não abriremos mais regulação para paciente Covid no HRS, para utilizar a área nova, potencializar a reforma do resto do hospital e iniciar o programa de cirurgias eletivas e vamos concentrar os leitos Covid no hospital de Sinop. O Hospital inteiro será reformado com a mesma qualidade. Desde o início foi prevista a reforma completa do hospital, a pandemia atrapalhou um pouco e queremos avançar”.

Segundo o presidente do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires, prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz, a ampliação no número de leitos de UTI, tem como objetivo atender ao avanço da Covid na região. “Foi de extrema importância ele ter se direcionado a nossa sede, foi uma reunião muito produtiva com todos os prefeitos, secretários discutindo os assuntos importantes da saúde da nossa região”

Sobre o programa Mais Cirurgias, Frantz destacou que deverá ser feita uma contrapartida dos municípios “uma contrapartida que os municípios estarão entrando conforme valor que a tabela SUS não cobria, que o governo nos deu esse possibilidade de ter um limite de gastos e o que exceder, os municípios vão fazer a contrapartida, através do consórcio, para que juntos consigamos melhores resultados e prestadores de serviços”.

Sobre a reforma e ampliação do HRS “uma reforma do hospital trará grande benefício para a população que irá usufruir, vai atender com mais qualidade e tranquilidade os pacientes, não está totalmente concluída, solicitamos mais uma etapa da reforma, para ampliarmos para 20 leitos no município de Sorriso para atender as urgências e emergências e cirurgias eletivas, que será um grande passo”.

O vice-prefeito de Sorriso Gerson Bicego “foi uma reunião muito produtiva, estaremos eliminando as UTI Covid, apenas duas deverão atender em Lucas, Mutum ou Sinop, e o retorno das cirurgias eletivas imediatamente, e passaremos a ter cirurgias eletivas que estávamos aguardando há dois anos. A nova ala do Hospital Regional atenderá principalmente cirurgias eletivas. Há uma promessa da inauguração na segunda-feira e passar a reformar a outra parte do Hospital Regional que será um ganho significativo para Sorriso e região”.

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires é formado por 15 municípios da Região Médio-norte do Estado, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.

Com informações de Heverton Luiz.

galeria de imagens

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso