Ele anunciou que os alvarás de construção que antes demoravam até 90 dias estão sendo liberados em até sete dias e que a pasta estuda suspender a emissão dos chamados “alvarás rápidos”, além de destacar o projeto “Caminhe por Sorriso”, que pretende garantir acessibilidade em 100% das ruas do município até 2028.
O secretário da Cidade de Sorriso, Jan Assad Lahhan, esteve nos estúdios da Sorriso FM nesta segunda-feira (13) e, em entrevista ao programa A Voz do Povo, destacou os avanços na emissão de Alvarás de Construção, que atualmente estão sendo liberados em até sete dias. Segundo ele, a agilidade no processo tem levado a pasta a estudar a suspensão dos chamados “alvarás rápidos”, liberados em 48 horas, mas que frequentemente geram pendências de regularização e transtornos futuros para os responsáveis pelas obras.
A proposta ainda está em análise e, caso seja implantada, passará por um período de observação, podendo ser revertida caso cause prejuízos às partes envolvidas.
Durante a entrevista, o secretário também falou sobre o projeto “Caminhe por Sorriso”, que tem como meta garantir acessibilidade em 100% das ruas do município até 2028. A primeira etapa consiste na notificação de terrenos baldios sem calçadas, com base em um levantamento realizado pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF). Nesta fase inicial, 2 mil propriedades estão sendo notificadas para realizar as adequações dentro do prazo e conforme as normas técnicas.
O levantamento começou pelas principais avenidas e perimetrais, e em seguida abrangerá bairros e demais vias urbanas. O secretário reforçou o apelo para que os proprietários realizem as adequações espontaneamente, destacando que os prédios públicos já estão sendo adaptados para atender às exigências de acessibilidade. “Nosso objetivo é garantir uma cidade mais acessível e organizada, com segurança e conforto para todos os cidadãos”, enfatizou Jan Assad.
Veja mais no vídeo.