Secretário Luis Fábio responde se tem cloroquina disponível para pacientes com COVID (Vídeo)

Durante entrevista ao programa A Voz do Povo desta segunda-feira (15-06), o secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro lamentou o fato de Sorriso já ter três óbitos por COVID – 19, 278 confirmados e 17 pacientes internados pela doença.

Questionado por que a rede municipal de Saúde de Sorriso não dispõe de hidroxicloroquina ou a cloroquina, apesar de ter sido estabelecido o protocolo para disponibilização do medicamento para os pacientes que quiserem ser tratados com o mesmo, desde que o médico faça o receituário, o secretário disse que não existem fornecedores para entregar para o remédio para o município e que a prefeitura tenta adquirir a cloroquina há um mês. “Nós estabelecemos o protocolo aqui em Sorriso, nossos médicos tanto do Hospital de Campanha, quanto da UPA, eles colocam a situação da dificuldade de fornecimento desse medicamento, mas se o paciente quiser, é feito o receituário”.

Segundo o secretário vários municípios da região que compõe o Consórcio de Saúde não estão conseguindo fornecedores: “Hoje nós, não é só Sorriso, na semana passada nos reunimos em torno de 15 municípios que compõe o Consórcio de Saúde Teles Pires, montamos uma licitação todos os municípios juntos para dar uma quantidade maior, e quem sabe aparecer um fornecedor e a licitação deu deserta. Não tem um fornecedor que tenha hoje o medicamento para nos entregar, nós queremos comprar, ha um mês, a Prefeitura de Sorriso, tentamos procurar, já reviramos o Brasil, e até em outras partes, para tentar encontrar onde tem para oferecer para aquele que não tem condições de comprar o medicamento. Hoje o que sabemos é que os hospitais estão fazendo uso para pacientes que estão em tratamento. na rede básica, em nenhum município da região existe para oferecer”.

Confira a entrevista completa veiculada no Programa A Voz do Povo:

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade