Secretário ressalta que Município garantiu a compra de medicamentos usados na intubação de pacientes positivos

“Não vai faltar medicação para pacientes internados nos leitos de tratamento intensivo instalados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava), bem como no Hospital de Campanha Municipal”. A afirmação é do secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro que explica que após buscar ajuda junto ao Estado, o município está conseguindo negociar com as empresas fornecedoras. Marchioro ressalta que além da articulação junto às empresas, a Controladoria Geral do Município também tem auxiliado na questão de legalização de documentos.

A preocupação, externada junto à Secretaria de Saúde do Estado na semana passada, surgiu diante da dificuldade que o Município estava enfrentando na aquisição de medicamentos necessários para atender pacientes acometidos pela Covid-19 e que necessitam de ventilação mecânica. São medicamentos que agem como bloqueadores neuromusculares, conhecidos popularmente como o “kit intubação”.

Marchioro pontua que “diante da nossa preocupação, na semana passada discutimos o assunto com o prefeito Ari Lafin que recomendou que eu imediatamente buscasse ajuda para solucionar o problema; felizmente, hoje conseguimos estabilizar a situação”, diz.  

Rede de ajuda

Para quem tem suspeita ou testou positivo, Marchioro lembra que o HC está aberto 24 horas, assim como a UPA. Além disso, o PSF Novos Campos, localizado na Zona Leste, também está atendendo com horário estendido no período noturno das 18 horas até às seis da manhã do dia seguinte de segunda a sexta-feira e das 7 às 19 horas aos sábados e domingos. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde