Seduc amplia número de escolas que ofertam o Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos

No total, o exame passa a ser ofertado em 76 escolas de 62 municípios de MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) ampliou, neste ano, o número de escolas aptas a oferecerem o Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Agora, 76 escolas de 62 municípios de Mato Grosso podem aplicar o exame mediante agendamento, ampliando o acesso à certificação de conclusão dos estudos em diferentes regiões do estado.

O programa, desenvolvido no decorrer do ano, tem o objetivo de oportunizar a conclusão da educação básica àqueles que não finalizaram os estudos na idade apropriada.

Por meio do exame, pessoas com idade acima de 15 anos tem a chance de completar sua formação educacional no Ensino Fundamental e acima de 18 anos para completar o Ensino Médio, adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal.

A certificação também abre portas para novas oportunidades, como ingressar em cursos técnicos, faculdades e concursos públicos.

Para se inscrever, basta acessar o site da Seduc e seguir o passo a passo preenchendo os formulários, além conhecer o manual do participante e consultar o conteúdo que é aplicado.

Em Cuiabá, o Exame Certificador pode ser agendado nas Escolas Estaduais Mário de Castro (Pedra 90), Leovegildo de Melo (CPA III), Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller (Quilombo) e Professor Heliodoro Capistrano da Silva (Parque Cuiabá.

Também pode ser agendado nas Escolas Estaduais Pascoal Moreira Cabral (Jardim Universitário), Juarez Rodrigues dos Anhos (Santa Laura) e na Rodolfo Augusto Curvo (Residencial Paiaguás). Nesta última, as provas são aplicadas em sala anexa instalada na Assembleia Legislativa.

Já em Várzea Grande, o Exame Certificador é feito pelas escolas estaduais Jayme Veríssimo de Campos Junior (Jardim Tarumã), José Leite de Moraes (Cristo Rei), Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro (São Matheus), Professora Adalgisa de Barros (Jardim Aeroporto) e na Professora Maria da Cunha Bruno (Jardim Primavera).

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que o Exame Certificador é um dos pilares da política de educação de jovens e adultos do Plano EducAção 10 Anos.

“Ele se alinha com as metas do governo em melhorar a qualidade da educação, particularmente para aqueles que foram historicamente marginalizados. Assim, o plano abriga iniciativas que promovem a capacitação contínua da população”, completa.

O secretário destaca que, com o Exame Certificador, o Estado está investindo na capacitação e formação de sua população, fortalecendo a educação inclusiva e garantindo que todos tenham a chance de uma segunda oportunidade. Na avaliação dele, essa iniciativa é uma prova de que o governo está comprometido em proporcionar um futuro melhor para seus cidadãos.

“Com o comprometimento da Secretaria de Educação e a participação ativa da sociedade, o Exame Certificador tem se consolidado como uma importante iniciativa para a educação, proporcionando uma segunda chance para aqueles que desejam concluir seus estudos e conquistar um futuro melhor”, finaliza o secretário.

Confira anexo a lista completa das escolas

Programa Estação Sicredi

Veja também

Câmara realiza sessão itinerante no Rota do Sol e convida população para participar

Concurso de videocasts sobre agricultura regenerativa mobiliza alunos da rede municipal em Sorriso

Campanha incentiva destinação do Imposto de Renda para fortalecer projetos sociais em Sorriso

Correção de dados do Censo Escolar 2026 termina nesta segunda-feira (20)

Mãe e filha morrem em grave acidente entre Jeep e carreta na MT-343 em Denise

Homem é esfaqueado após desentendimento familiar em Sorriso