Seduc e IBGE firmam parceria para divulgação do início do censo demográfico 2022 em MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram parceria para divulgar na Rede Estadual de Ensino a realização do Censo Demográfico 2022. A reunião entre as duas instituições ocorreu nesta segunda-feira (20.06), em Cuiabá, oportunidade em que foi apresentado o material de divulgação e o IBGEeduca, portal voltado para a educação com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.

A coleta de dados em todo Mato Grosso está prevista para ocorrer entre agosto e outubro deste ano, seguindo o calendário nacional. “Nesse momento, é imprescindível a parceria com a Seduc-MT, por meio das suas mídias oficiais e distribuição de materiais informativos nas suas setecentas escolas em todos os municípios”, disse Milane Chaves, superintendente do IBGE em Mato Grosso.

Ela observa que o censo é realizado normalmente de dez em dez anos e a participação de todos é importante para que se atualize as informações do banco de dados. “O censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios”, completou.

“Vejo como viável essa parceria diante da importância do censo demográfico e da contribuição que a Educação Pública pode dar nesse momento estratégico”, analisou Alcimaria Ataídes da Costa, secretária adjunta de gestão Regional da Seduc-MT, que na ocasião representou o secretário Alan Porto. Segundo ela, além das quinze Diretorias Regionais de Educação, gestores escolares e professores poderão compartilhar com os alunos os materiais de divulgação do censo.

Para Milane Chaves, a sociedade precisa saber como os recenseadores vão se identificar, os objetivos da pesquisa e a sua importância, inclusive, para a Educação. “A comunidade escolar pode nos ajudar compartilhando as informações com familiares e amigos. É importante ter a consciência de que com os dados do censo, os governos realizam planejamentos e elaboram as suas ações”.

Por meio da Seduc-MT, a divulgação do Censo 2022 também poderá chegar até as 71 escolas da Educação Indígena. “Mato Grosso apresenta dificuldades para o deslocamento das equipes a certos lugares. Com as informações antecipadas da nossa chegada para o recenseamento nessas comunidades, a logística terá mais êxito”, explica a superintendente do IBGE.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, apresenta detalhes da força-tarefa aplicada para avaliação do resultado do Enem

Sisu: Inscrições da segunda edição de 2022 começam nesta terça (28)

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza.

Inscrições para o Sisu começam amanhã (28)

thumb__1280_0_0_0_auto

Sorriso: Prefeitura entrega quase R$ 2,5 milhões em equipamentos de informática para as escolas

IFMT Sorriso fachada

IFMT abre inscrições para 3 mil vagas em cursos técnicos em Sorriso e mais cidades

EDUCAÇÃO

Seduc apresenta plano de ação para os próximos 10 anos da Educação em MT

aluno desistem de faculdade

Número de alunos que decidiram parar os estudos cresce 112%