Segunda fase de megaoperação desarticula tráfico de drogas e leva 160 pessoas à prisão em MT

Com foco na desarticulação do tráfico de drogas nas quinze Regionais do estado de Mato Grosso, a Polícia Civil deflagrou, entre os dias 07 a 11 de agosto, a segunda fase da Operação Conexão 15, resultando na prisão de 160 pessoas envolvidas em crimes de tráfico de drogas, roubos e associação criminosa.

A ação foi desencadeada para cumprimento de 307 ordens judiciais, sendo 128 de prisão e 179 de busca e apreensão, decretados pela Justiça com base em investigações da Polícia Civil, realizadas nas 15 regionais do estado.

Os mandados são cumpridos principalmente no interior do estado, em cidades das Regionais de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Juína Guarantã do Norte, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica.

Para cumprimento dos mandados, foram empregados 488 policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados e 135 viaturas. Nos sete dias de operação, 160 pessoas foram presas, dentre elas 94 por força de mandado de prisão e 66 em situação de flagrante.

Entre as apreensões realizadas, estão entorpecentes, diversas porções de entorpecentes, entre maconha, cocaína e pasta base de cocaína, 11 armas de fogo, cigarros e bebidas contrabandeadas, além de diversas munições e aparelhos celulares, apetrechos relacionados ao tráfico e outros objetos de origem ilícita.

A delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, reforçou que megaoperação integra o planejamento da Diretoria Geral de repressão à criminalidade no estado, por meio de uma investigação criteriosa e qualificada, aprimorando e ampliando a atuação no combate ao crime organizado. “A operação tem a finalidade de demonstrar a força do Estado perante as organizações criminosas que insistem em tentar tirar a tranquilidade da população mato-grossense”, destacou.

Prisões e apreensões

Na regional de Barra do Garças, foram 25 ordens de prisão cumpridas que resultaram na prisão dos alvos, e na apreensão de cigarros contrabandeados e bebidas alcoólicas com sinais de adulteração. Em Sinop, foram oito pessoas presas por envolvimento em crimes de tráfico e roubo.

Durante as buscas, os policiais apreenderam 14 porções de pasta base de cocaína, uma porção de maconha além de uma balança de precisão e uma máquina de cartão, caracterizando o tráfico de drogas. Também foram apreendidos, um simulacro de arma de fogo e diversos celulares.

Na Regional de Confresa, o foco era desmantelar uma organização criminosa que vinha atuando no tráfico de drogas e lavagem de capitais, sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão. O esforço conjunto das equipes de investigação permitiu esclarecer o esquema criminoso que se estendia por diversas cidades do estado, abrangendo desde o tráfico de drogas até a lavagem de dinheiro proveniente das atividades ilegais.

O diretor de interior, Walfrido Franklin do Nascimento, destacou o planejamento da Diretoria Geral em parceria com a Diretoria de Inteligência para desarticulação do tráfico de drogas em todo estado, assim como dos grupos criminosos.

“Nesta segunda fase, a Operação Conexão 15 teve como foco a desarticulação do tráfico de drogas, em especial, pequenas bocas de fumo instaladas em todas as cidades do estado, uma vez que comércio de entorpecentes pode desencadear em crimes mais graves como furtos, roubos e homicídios, trazendo assim mais segurança para os moradores mato-grossenses”, disse o diretor.

Operação

Conexão 15 faz referência ao planejamento da Polícia Civil para cumprimento de mandados, especialmente de prisão, de forma simultânea contra alvos de investigações realizadas nas 15 Regionais do estado de Mato Grosso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo